Busque abaixo o que você precisa!

Paraná: conheça os prováveis candidatos a governador nas eleições 2018

Igor Moraes, O Estado de S.Paulo

12 Junho 2018 | 11h37

Desde abril, quando Beto Richa renunciou ao cargo de governador do Paraná no final de seu segundo mandato para se candidatar ao Senado, o PSDB não definiu nenhum nome para concorrer ao Palácio Iguaçu nas eleições 2018.  Até o momento, os tucanos seguem sem pré-candidato próprio.

++ Eleições 2018: conheça os pré-candidatos à Presidência da República

Apesar disso, nomes ligados a Richa devem entrar na disputa pelo Governo neste ano. Além da ex-vice e atual governadora Cida Borghetti (PP), o ex-secretário estadual Ratinho Júnior (PSD) também deverá ser um dos candidatos.

Pelo menos sete partidos já definiram seus pré-candidatos, que ainda precisam ser oficializados nas convenções partidárias que acontecerão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, segundo o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cida Borghetti (PP)

ctv-uwl-img 1823
A governadora Cida Borghetti é pré-candidata à reeleição em 2018 Foto: José Fernando Ogura/ ANPr

Esposa do ex-ministro da Saúde Ricardo Barros, a atual governadora do Paraná deverá tentar a reeleição em outubro. Cida Borghetti está no comando do Estado desde 6 de abril, quando o então governador Beto Richa deixou o cargo para se candidatar ao Senado. A governadora mantém negociações com DEMPSBPTBPROSPMBPMNpara apoio nas eleições 2018. O PSDB, apesar de ainda não confirmar oficialmente, também poderá estar na coligação de Cida Borghetti em outubro.

++ No Paraná, uma eleição sob o espectro da Lava Jato

Ratinho Júnior (PSD)

ctv-qp8-giba-do-volei
Giba na Convenção Estadual do PSD no Paraná, ao lado de Ratinho Jr., pré-candidato a governador do Paraná nas eleições 2018 Foto: PSD

O filho do apresentador do SBT é o pré-candidato do PSD para governador do Paraná nas eleições 2018. Eleito o deputado estadual paranaense mais votado em 2014, Ratinho Júnior foi secretário de Desenvolvimento Urbano do ex-governador Beto Richa até setembro de 2017. O parlamentar também já foi eleito deputado federal em 2002, pelo PSB, e 2006, pelo PSC. Em 2012, ainda pelo PSC, foi derrotado no segundo turno da eleição para prefeito de Curitiba. Para as eleições deste ano, Ratinho Jr. negocia apoio com PSC, PRB PR.

Osmar Dias (PDT)

ctv-lrt-16979616088 3ca9cc13d5 o
Pré-candidato pelo PDT ao Governo do Paraná, Osmar Dias apoiará Álvaro Dias (Podemos) na corrida presidencial Foto: André Corrêa/Agência Senado

Segundo colocado nas eleições para governador do Paraná em 2006 e 2010, o senador Osmar Dias deverá ser novamente candidato ao cargo. O nome do parlamentar deverá ser confirmado na convenção estadual do PDT marcada para o dia 21 de julho. Para as eleições de outubro, o partido negocia alianças com o Solidariedade, o PPS e o MDB. O PDT paranaense também deverá contar com o apoio do Podemos, sigla do presidenciável Álvaro Dias, também senador pelo Estado e irmão de Osmar.

++ O que os presidenciáveis pensam sobre a Reforma da Previdência?

Apesar de integrar o partido de Ciro Gomes, Osmar Dias já comunicou o presidenciável do PDT que apoiará a candidatura de seu irmão ao Planalto.

Dr. Rosinha (PT)

ctv-pfn-zecaribeirocamaradosdeputados
Dr. Rosinha, presidente estadual do PT, deverá ser candidato a governador do Paraná em 2018 Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

PT deverá ter seu presidente estadual no Paraná, Dr. Rosinha, como candidato a governador nas eleições 2018. Ex-vereador de Curitiba, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Rosinha pretende ter o apoio do PCdoB para tentar garantir, no pleito de outubro, um desempenho melhor do que o partido conseguiu nas últimas eleições. Com a senadora Gleisi Hoffmann como cabeça de chapa, o PT ficou no terceiro lugar na disputa para o Governo paranaense em 2014, com pouco menos de 900 mil votos. 

Professor Piva (PSOL)

ctv-jnz-professorpiva
Professor Piva é a aposta do PSOL para a disputa pelo Governo do Paraná nas eleições 2018 Foto: Divulgação/ Assessoria PSOL-PR

Ex-vereador da cidade de Almirante Tamandaré, Luiz Romeiro Piva, o Professor Piva, é a aposta do PSOL para a corrida ao Governo paranaense em 2018. Em 2014 e 2010, Piva foi candidato ao Senado e, em 2006, a prefeito de Almirante Tamandaré. Neste ano, o PSOL contará com o apoio do PCB.

Geonísio Marinho (PRTB)

O presidente estadual do PRTB no Paraná deverá ser novamente candidato a governador do Estado. No pleito de 2014, ele ficou em sétimo lugar, com pouco mais de 7 mil votos, o equivalente a 0,12% dos votos válidos. Para chegar mais forte na corrida eleitoral deste ano, Geonísio Marinho aposta no resgate da “velha educação” e negocia apoio com PSDCPTC e PRP.

Jorge Bernardi (Rede)

O ex-vereador de Curitiba por sete mandatos deverá ser o nome da Rede para a eleição ao Governo paranaense. Neste momento, a tendência é que a candidatura de Jorge Bernardi não conte com apoio de outros partidos, o que deve dificultar que seu nome seja competitivo no pleito de outubro. Mesmo assim, a participação nas eleições estaduais cumprirá uma missão importante para a Rede: garantir um palanque para a presidenciável Marina Silva no Estado.

Roberto Requião (MDB)

Roberto Requião
Roberto Requião (PMDB-PR) não deverá ser candidato a governador nas eleições 2018 Foto: André Dusek/Estadão

Ex-governador do Paraná, o senador Roberto Requião chegou a ser apontado como um dos nomes possíveis, mas não deverá ser candidato ao cargo novamente este ano. A tendência é que o parlamentar do MDB apoie a candidatura do pedetista Osmar Dias nas eleições estaduais e, a partir desta coligação, se lance novamente ao Senado. Também existe a possibilidade de Requião disputar a convenção nacional do MDB, como postulante à Presidência da República, para estabelecer uma espécie de contraponto à candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles ao Planalto.

Compartilhar Conteúdo

444