Busque abaixo o que você precisa!

Presidenciáveis disputam o ‘espólio’ de Barbosa

A candidatura presidencial de Joaquim Barbosa, embora tenha terminado antes de começar, deixou um espólio. O inventário inclui dois ativos eleitorais: um índice de até 10% de intenção de votos e os 45 segundos de propaganda do PSB no rádio e na TV. Aliviados com a saída do último outsider do baralho de 2018, os presidenciáveis disputam sua herança. Ciro Gomes é quem reúne maiores chances de arrematar a vitrine eletrônica.

E o pedaço do eleitorado que simpatizava com Barbosa tende a se diluir. Uma parte buscará refúgio na taxa de indecisos.

No momento, o principal obstáculo à formalização de uma aliança com o PDT de Ciro Gomes é o diretório do PSB de São Paulo, comandado pelo governador paulista Márcio França. Fechado com a candidatura presidencial do tucano Geraldo Alckmin, França sabe que é próxima de zero a chance de uma aliança do PSB com o PSDB. Por isso, defende que o partido libere seus diretórios estaduais para se entender com o presidenciável que for mais conveniente aos interesses locais, abstendo-se de firmar uma aliança nacional.

O PSB se reunirá nos próximos dias para decidir o que fazer com o seu tempo de propaganda. A decisão, seja qual for, não terá a mais remota influência sobre o destino dos eleitores que pendiam para Barbosa. Segundo a última pesquisa do Datafolha, o ex-presidente do Supremo amealhava mais votos na faixa escolarizada e endinheirada do eleitorado. Bateu em 10% não por seu trabalho advocatício invisível, mas por atear na memória das pessoas a lembrança de sua atuação como relator do julgamento do mensalão.

Com cara de novidade, Barbosa parecia saciar a forme de limpeza que está no ar. Subiu sem que nenhum candidato registrasse queda expressiva. Sinal de que deslocara para o seu hipotético cesto de votos parte da massa de eleitores indecisos. Assim, não são negligenciáveis as chances de que parte expressiva dos simpatizantes de Barbosa prefiram aguardar no acostamento a fazer uma opção imediata por outros candidatos. A despeito disso, sua saída foi celebrada por todos os contendores. Menos pelos eleitores que herdarão e mais pelos votos que Barbosa deixará de ganhar. A perspectiva de crescimento do outsider era real. JOSIAS DE SOUZA

Compartilhar Conteúdo

444