Genial/Quaest: Lula vê desaprovação crescer no Sudeste, e Flávio Bolsonaro lidera intenções de voto na região
Por O GLOBO
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira mostra um cenário desfavorável para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Sudeste, que concentra quase metade do eleitorado brasileiro. A desaprovação ao governo cresceu na região, e Flávio Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) superam o petista numericamente, já no primeiro turno, nas intenções de voto para a eleição presidencial.
O saldo negativo entre desaprovação e aprovação, que era de oito pontos em dezembro, dobrou e foi a 16, com placar de 56% a 40%. Lula compensou essa perda com a melhora significativa no Nordeste, principal reduto do PT desde a eleição de 2006. Por lá, depois de a aprovação subir dez pontos, há mais que o dobro de entrevistados que endossam o governo (67%) do que eleitores que o desaprovam (30%).
Na sondagem eleitoral, a situação ruim do governo no Sudeste se reflete na vantagem de Flávio Bolsonaro, consolidado como candidato da direita, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), outra opção do campo político. Apesar de os resultados configurarem empate técnico, há situações em que os adversários aparecem numericamente à frente de Lula.
É o caso das simulações em que Flávio disputa sem a concorrência de Tarcísio, que é a tendência. Ele empata em 31% com Lula quando ainda há Ratinho Júnior (PSD) na disputa e ganha de 33% a 31% quando o governador do Paraná também está de fora.
Tarcísio tem lógica parecida. No cenário sem Flávio, faz 34% no Sudeste, contra 31% do presidente. A pesquisa foi feita entre 8 e 11 de janeiro e ouviu presencialmente 2.004 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 00835/2026
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo | Evaristo Sa/AFP

