Busque abaixo o que você precisa!

Wagner e RC concentram mais da metade do tempo do horário eleitoral

Audiência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) definiu, ontem, a distribuiu o tempo de propaganda de partidos, coligações e candidatos no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. Dos candidatos a prefeito em Fortaleza, Capitão Wagner (PR) tem maior fatia do horário eleitoral, seguido de Roberto Cláudio (PDT). Os programas se iniciam dia 26 de agosto e vão até o 29 de setembro.

http://imgs.opovo.com.br/imgs/bgCaixasBranco.png") no-repeat rgb(102, 102, 102);">LEIA TAMBÉM

Ponto de vista

 

Capitão Wagner terá o maior tempo em cada bloco, de 3 minutos e 24 segundos, para apresentar propostas de governo. O segundo maior programa será o de Roberto Cláudio, com 3 minutos e 4 segundos. Luizianne Lins (PT) vem em 3º com 1 minuto e 24 segundos e Heitor Férrer (PSB) com 51 segundos. Gonzaga (PSTU) e João Alfredo tem o menor tempo, com 7 segundos e 13 segundos cada um, respectivamente.

 

No rádio e televisão, os candidatos a prefeito se apresentarão em dois períodos diários de 10 minutos cada. No rádio, os blocos serão transmitidos pela manhã, às 7h e 12 horas. Na TV, às 13 horas e 20h30min.

 

A divisão foi feita por técnicos do TRE-CE no sistema informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na presença de representantes de partidos, emissoras e membros da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) no Fórum Péricles Ribeiro.

 

De acordo com a resolução nº 23457/105 do TSE, 10% do tempo total disponível é distribuído igualmente entre os partidos e coligações e 90% conforme a representação dos partidos no Congresso Nacional, pelo número de deputados federais. Para fechar os cálculos, restam sobras, que foram sorteadas pelo TRE-CE na audiência.

 

Para os programas em bloco de prefeitos, foram sorteadas quatro sobras. Os contemplados foram PRB, PSB, PSTU e PT.

 

O tempo de inserções também foi distribuído na audiência. Com a reforma eleitoral, vereadores não aparecerão mais no horário eleitoral em bloco, que será dedicado exclusivamente aos prefeitos.

 

As chamadas inserções, propagandas de 30 e 60 segundos ao longo da programação das emissoras, veiculará propostas de prefeitos e vereadores em um total de 70 minutos diários. Prefeitos tem 60% do tempo (42 minutos) e vereadores 40% (28 minutos).

 

Novamente, o deputado estadual Capitão Wagner é o candidato com o maior número entre os postulantes ao cargo de prefeito, somando exatas mil inserções, e Roberto Cláudio, em seguida, com 903, de um total de 2940. Nas inserções de vereadores, a coligação PDT-PP-PTB-Pros tem maior quantidade: 326 do total de 1960.

SAIBA MAIS

 

Psol protesta em ata

 

Durante a audiência, o Psol reclamou direito de fazer junção de programas e aglomerá-los em um dia só.Segundo Helena Martins, coordenadora de comunicação do partido, a proposta é de “pegar programas de segunda e terça-feira, por exemplo, e juntar num programa maior na quarta-feira”. Ela alega que o direito estaria assegurado pelo artigo 39 da resolução nº 23.457/15 do TSE, que prevê que partidos que obtiverem parcela “inferior a 30 segundos” poderão acumulá-los em outro dia. Contudo, o direito foi contestado pela juíza Jane Ruth Queiroga, coordenadora da Comissão da Propaganda Eleitoral, que interpretou que o texto se refere às inserções. A queixa do Psol foi protocolada em ata pelo TRE-CE. OPOVO

Compartilhar Conteúdo

444