Lula parou de cair, mas não melhorou, diz pesquisa Quaest
Por Merval Pereira / O GLOBO
A pesquisa Quaest divulgada hoje mostra que o presidente Lula parou de cair, mas não melhorou. Passado um mês da crise com os EUA, ele não ganhou popularidade - ganhou no início, mas agora parou. É um sinal de que este assunto não vai render muito daqui pra frente – é um resultado não muito positivo para ele. Tudo indicava que o aumento da crise e das agressões, depois da condenação de Bolsonaro poderia elevar o atrito político, o que seria favorável a Lula, mas não foi.
Pode ser que venha a ser mais adiante, se Donald Trump aumentar as sanções contra o Brasil. Mas Lula está confortável, vai ter que se preparar para enfrentar um candidato da direita, que deve ser o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Bolsonaro já está entendendo que não poderá arrastar esta decisão por muito tempo. Até o final do ano será condenado, está com a saúde deteriorada – o filho Carlos disse hoje que está sendo examinado por um possível câncer. Acredito que a política abre o ano que vem com a candidatura de Tarcísio e vamos ver se Lula estará disposto a enfrentar mais uma campanha, contra um candidato forte.