Busque abaixo o que você precisa!

Bolsonaro cita o seu candidato ao Senado pelo Ceará em 2026 e agita os bastidores no campo da direita

Escrito por Inácio Aguiar / DIARIONORDESTE
 

Em entrevista a um podcast nesta segunda (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) citou o deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL) como nome do bolsonarismo para a disputa ao Senado em 2026 pelo Ceará. A declaração foi feita em resposta a um internauta que questionou quais seriam os nomes com potencial para ocupar as 54 cadeiras do Senado que estarão em disputa no próximo pleito.  

Bolsonaro se referiu a Alcides como “pai do André”, numa menção ao deputado federal André Fernandes, aliado de primeira hora e nome de destaque no PL cearense. 

O nome de Pastor Alcides, menos conhecido no eleitorado em comparação com André Fernandes, mas próximo ao grupo ideológico de Bolsonaro, reacende as discussões internas do PL sobre a definição de candidaturas prioritárias. 

PL quer protagonismo na chapa de 2026 

Nos bastidores e em declarações públicas, lideranças do PL cearense — incluindo o próprio André Fernandes — já deixaram claro que o partido não aceitará papel secundário nas eleições de 2026. O objetivo é lançar candidatura própria ao Governo do Estado e também indicar o principal nome da direita ao Senado. A declaração de Bolsonaro, portanto, além de representar um gesto de afago a Alcides e André, também lança luz sobre uma disputa interna pela cabeça da chapa majoritária do campo político. 

Essa movimentação ocorre em meio a um cenário ainda indefinido dentro da oposição ao governo Elmano de Freitas (PT). O União Brasil, liderado pelo ex-candidato ao governo Capitão Wagner, segue como peça-chave no tabuleiro, mas ainda sem definição sobre alianças com o PL. Ao mesmo tempo, setores do PDT que hoje fazem oposição ao governo, sob liderança do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, também tem planos de protagonismo como opositores em 2026.

 

Compartilhar Conteúdo

444