Qual o partido com mais vereadores eleitos no Brasil?
Por Renan Cavalcante, Cindy Damasceno e Bruno Ponceano / O ESTADÃO DE SP
Em 2024, os municípios brasileiros elegeram 58.401 vereadores para as câmaras municipais, NUMERO próximo do de 2020, quando 58.071 mil conquistaram a vaga. O MDB permanece como o partido com maior número de cadeiras, com 8.109 políticos eleitos.
O Estadão comparou o desempenho de cada sigla nas últimas cinco eleições municipais. Cada onda no gráfico representa um partido. Ela aumenta de espessura conforme a quantidade de vereadores eleitos – o partido que teve mais candidatos eleitos daquele ano fica no topo do gráfico.
Impulsionado pelo RS, MDB lidera quantidade de vereadores do Brasil
Ainda na primeira colocação, o antigo PMDB vem perdendo gradativamente a quantidade de vereadores eleitos ao longo dos anos. Em 2012, o partido tinha 7.962 cadeiras, já em 2016 foram 7.554. Já em 2020, com a nova denominação, a sigla conquistou 7.347 assentos nas câmaras do Brasil.
Já o PT, partido do presidente Lula, permanece em queda mesmo após o resultado da corrida ao Palácio da Alvorada há dois anos. O ápice foi em 2012, com 5.181 cadeiras conquistadas pelos petistas. Em contrapartida, o PL, anteriormente no poder Executivo nacional, continua a crescer no Legislativo municipal. Foram 1.493 cadeiras a mais do que na eleição anterior.
PSDB vê força reduzir no Estado de São Paulo
Líder em quantidade de vereadores nas últimas quatro eleições, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) caiu para o oitavo lugar em 2024.
A sigla perdeu o destaque estadual, embora ainda seja forte no interior do Estado. Isso porque, mesmo sem eleger nenhum vereador na capital, o partido conquistou 317 cadeiras em SP.
O destaque da eleição de 2024 é o PSD. O partido quase dobrou o número de cadeiras no Estado, indo de 579, em 2020, para 1.090 em 2024.
Na capital, PT é maioria e PSDB desidrata
Pela primeira vez nos últimos 16 anos, o PSDB não contará com representantes na Câmara Municipal de São Paulo. Diferente de 2020, quando conquistou oito cadeiras, neste pleito, nenhuma vaga foi alcançada pelo partido.
O PT, em contrapartida, fica em primeiro lugar ao manter as oito cadeiras de 2020. MDB e PSOL estão entre as siglas com mais representação. Os dois disputam, a nível Executivo, o segundo turno da Prefeitura. Em comparação com as eleições anteriores, o MDB aumentou a participação: são sete vereadores eleitos, contra três das eleições passadas. Já o PSOL mantém o mesmo número de seis vereadores.
Como um vereador é eleito?
Ao contrário do cargo de prefeito, onde os candidatos com mais votos são eleitos, vereadores são escolhidos no sistema proporcional. Nesta modalidade, as vagas são dispostas através de equações matemáticas que determinam o número de cadeiras que os partidos irão ocupar e quem será eleito. Primeiro é definido o quociente eleitoral, o resultado da divisão entre votos válidos e o número de cadeiras disponíveis, que será usado para estabelecer o quociente partidário, dividindo-o pelos votos válidos recebidos por um partido.
O quociente partidário serve para definir o número de assentos que cada partido terá direito. E serão eleitos os vereadores que alcançarem votação igual ou superior a 10% do quociente eleitoral. As vagas remanescentes são divididas considerando o cálculo dos votos recebidos pelos partidos e pelos candidatos.
Texto e Dados Renan Cavalcante e Cindy Damasceno; Design e infografia: Bruno Ponceano; Editora de infografia: Regina Elisabeth Silva; Editores-assistentes de infografia: Adriano Araujo e William Mariotto