Busque abaixo o que você precisa!

Ipec: Lula tem 54%, e Bolsonaro, 46% dos votos válidos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, segundo pesquisa Ipec divulgada neste sábado (29). Às vésperas do pleito decisivo, o petista registra 54% das intenções de votos válidos contra 46% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O resultado do levantamento mostra estabilidade em relação ao estudo anterior, divulgado no último dia 24 de outubro. A margem de erro de é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os votos válidos, que exclui os brancos e nulos, é usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições.

Em relação aos votos totais, Lula também está na frente com 50% . Bolsonaro tem 43%. A pesquisa deste sábado do Ipec mostra que os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 somam 5%, e os indecisos, são 2%.

Ipec ouviu4.272brasileiros de quinta (27) a sábado (29), em 236 municípios do país. A sondagem foi contratada pela TV Globo e o registro na Justiça Eleitoral é BR-05256/12.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial do TSE.

Até o instante de apertar o botão na urna, diversos fatores podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

No primeiro turno, no dia 2 de outubro, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções. folha de sp

 

Compartilhar Conteúdo

444