Thomas Traumann: metade da população diz que Bolsonaro merece reeleição, mostra pesquisa Quaest
Por Thomas Traumann — São Paulo O GLOBO
Os pontos mais importantes da primeira pesquisa Genial/Quaest sobre o segundo turno não são os resultados brutos, que mostram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% contra 41% de Jair Bolsonaro (PL), mas as curvas sobre o merecimentos dos dois candidatos em chegar à Presidência. Todos os números da pesquisa são totais. A pesquisa mostrou que 7% dos entrevistados se dizem indecisos e 4% vão votar branco ou nulo.
Perguntados se Bolsonaro merece um segundo mandato, 50% disseram que sim e 48% negaram. Em 1º de outubro, 54% diziam que Bolsonaro não era digno da reeleição, enquanto 44% afirmaram que sim. Sobre Lula, 51% dizem que ele merece voltar a ser presidente, enquanto 46% negam. Em 1º de outubro, o saldo pró-Lula era de 54% a 44%.
A Genial/Quaest também perguntou do que eleitor tinha mais medo: 46% responderam de um segundo governo Bolsonaro, enquanto 42% da volta do PT. Na véspera do primeiro turno, 48% temiam a vitória do presidente e 40% a do ex-presidente.
Essas três perguntas combinadas retratam o grau de divisão do país, mas também mostram que existe um espaço de crescimento para Bolsonaro. Se 50% dos eleitores acham que o presidente merece a reeleição, é natural supor que possam ser convencidos a votar nele. Isso também se reflete no antipetismo: 46% acham que Lula não merece voltar a ser presidente, índice também acima do registrado de eleitores de Bolsonaro na pesquisa Genial/Quaest.
Outro preditor a favor do presidente na pesquisa está no índice de aprovação do governo: 38% acham a gestão ruim ou péssima e 35% ótima ou boa, o melhor resultado de Bolsonaro na série histórica. Desde a pesquisa do dia 1º, a avaliação do governo melhorou em quase todas as faixas de renda, escolaridade e região. Pela primeira vez, mais de 30% dos brasileiros acham que a economia melhorou no último ano. São 34%, enquanto 41% acham que está pior (menor indicador desde o início da pesquisa).
Isso posto, Lula segue favorito, diz a Genial/Quaest. Ele mantém a enorme vantagem entre mulheres, católicos, mais pobres, nordestinos, empata na região Sudeste e para 55% dos entrevistados será o eleito em 30 de outubro. É ainda o favorito dos eleitores de Simone Tebet (34% contra 27% de Bolsonaro) e de Ciro Gomes (42% a 37%).