Datafolha: Castro (31%) e Freixo (27%) lideram disputa ao Governo do Rio
O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) se mantêm juntos na liderança das intenções de voto para o Governo do Rio de Janeiro, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Datafolha.
Castro tem 31% e Freixo atinge 27% da preferência do eleitorado. Os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.
O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi realizado de terça-feira (13) a quinta (15) e entrevistou 1.202 eleitores no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-00509/2022.
Castro manteve o percentual atingido na última pesquisa, realizada há duas semanas, enquanto Freixo oscilou positivamente um ponto percentual.
O governador mantinha desde abril uma tendência de alta em suas intenções de voto, num movimento alinhado à então melhoria da avaliação de sua gestão. Pela primeira vez, Castro não apresentou alta, ainda que numérica, na aprovação de seu governo.
Segundo o Datafolha, a aprovação à gestão Castro é de 28%, uma oscilação negativa, dentro da margem de erro, de três pontos percentuais em relação aos 31% de ótimo/bom apresentados no levantamento anterior.
Com o maior tempo de TV entre os candidatos, o governador tem se apresentado ao eleitorado defendendo projetos de sua gestão. Castro se desvincula do ex-governador Wilson Witzel, de quem era vice até substituí-lo após o impeachment, e ressalta que está à frente do estado há apenas dois anos.
Freixo, por sua vez, ainda não conseguiu se aproveitar da liderança do ex-presidente Lula (PT) no estado para melhorar de forma significativa seu desempenho nas pesquisas.
Na simulação de segundo turno, Castro aparece com 43%, contra 41% de Freixo, um empate técnico. A diferença que era de 7 pontos percentuais há duas semanas está agora em 2.