As primeiras pesquisas eleitorais do Ipec (ex-Ibope) para a Globo em SP, RJ, MG, PE, RS e DF
Por Lauro Jardim / O GLOBO
A primeira leva de pesquisas do Ipec (ex-Ibope) para medir a intenção de voto para governador e senador no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal será divulgada na noite de segunda-feira, dia 15.
Encomendada pela Globo, está sendo feita desde ontem e será realizada até a própria segunda-feira, data das últimas entrevistas. O instituto entrevistará presencialmente 1,2 mil pessoas acima de 16 anos em cada um desses estados — exceto no Rio Grande do Sul, onde serão ouvidos mil eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
As entrevistas estão sendo feitas num momento importante da campanha. Seja porque a pesquisa está sendo realizada com todas as chapas de candidatos aos governos e ao Senado completas; seja por que as alianças entre os partidos estão definidas, depois de muita negociação, briga e traição. Em todos esses estados e no Distrito Federal o que não faltou no processo de escolha dos candidatos foram esses três itens.
No questionário do Ipec, há perguntas sobre em quem o entrevistado vai votar para governador e senador (e na qual ele vai responder tanto de forma espontânea quanto estimulado por uma lista de nomes), assim como se a decisão já é definitiva e o grau de rejeição a cada um dos candidatos e qual a expectativa sobre quem vencerá o pleito, independentemente do candidato escolhido. Também será medida a intenção de voto para presidente da República.
O Ipec está querendo saber ainda a avaliação dos eleitores em relação aos atuais governadores — todos eles, com exceção de Paulo Câmara, em Pernambuco — candidatos à reeleição.