Busque abaixo o que você precisa!

Ipespe: Elmano larga atrás, mas tem maiores "eleitores" e disputa é longa

Pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará apontou a possibilidade de voto e a rejeição entre os candidatos ao Palácio da Abolição nas eleições de 2022. O levantamento mostrou que 37% dos entrevistados não votariam “de jeito nenhum” no candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil). Esse é o maior valor dentre todos os postulantes ao governo. O mesmo índice para o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) é de 30% e para o candidato petista Elmano Freitas é de 29%.

A pesquisa foi contratada pelo O POVO e é a primeira após o rompimento entre PT e PDT. Os candidatos Zé Batista (PSTU), Serley Leal (UP) e Chico Malta (PCB) registraram 24%, 24% e 27% de rejeição, respectivamente. Adelita Monteiro (PSOL) era candidata durante a realização da pesquisa e teve rejeição de 18%, no entanto ela retirou-se da disputa na última quarta-feira, 3, para apoiar a chapa do PT na eleição.

VEJA AQUI OS NÚMEROS PARA O SENADO

Para medir a probabilidade de voto para governador, a pesquisa fez a seguinte pergunta: “Para cada um desses nomes, diga se votaria nele ou nela com certeza para governador do Ceará, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não conhece o suficiente para opinar”. 

Houve 30% que disseram que votariam com certeza no Capitão, enquanto 20% disseram não saber e 12% afirmaram não conhecê-lo o suficiente para opinar.

Os que disseram com certeza votar em Roberto Cláudio foram 23%, e 27% que poderiam votar. E 17% não o conhecem suficientemente para opinar.

Dos três mais bem colocados, Elmano teve maior índice dos que disseram não conhecê-lo o suficiente para opinar: 43%. Disseram votar nele com certeza 13%, enquanto 14% afirmaram que poderiam votar.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral. OPOVO / Por VITOR MAGALHÃES

Compartilhar Conteúdo

444