Busque abaixo o que você precisa!

Datafolha: Em Fortaleza, petista cai e candidatos de Ciro e Bolsonaro dividem liderança

Victor Farias / O GLOBO

 

BRASÍLIA — Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira indica que um segundo turno pela prefeitura de Fortaleza (CE) entre o candidato dos irmãos Gomes, Sarto (PDT), e o do presidente Jair Bolsonaro, capitão Wagner (Pros), está cada vez mais provável, enquanto a candidata do PT, Luizianne Lins, segue em trajetória descendente. O levantamento foi encomendando pelo jornal O Povo.

De acordo com o levantamento, Wagner, deputado federal mais votado no estado em 2018, aparece em primeiro lugar numericamente, com 30% dos votos. Sarto, que é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), aparece em seguida, com 27%. Considerada a margem de erro, de três pontos percentuais, os dois estão empatados.

Veja: Enquanto Lula e Ciro se reconciliam, PT e PDT brigam para se eleger em Fortaleza

A ex-prefeita da cidade Luizianne Lins aparece com 15% na pesquisa divulgada hoje. Desde que os levantamentos do Datafolha começaram na cidade, em 14 de outubro, a petista caiu nove pontos percentuais. Em relação à última pesquisa, de 4 de novembro, ela oscilou negativamente dentro da margem de erro, passando de 18% para 15%.

Na frente da pesquisa, Wagner conta com o apoio do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), um dos principais articuladores da campanha em Fortaleza, além do presidente Jair Bolsonaro. Na eleição municipal passada, ele chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Roberto Cláudio por uma diferença de 7,2 pontos percentuais — 53,6% a 46,4%.

Datafolha: A quatro dias da eleição, Paes mantém liderança, e vaga no segundo turno segue indefinida

Na cola do deputado, Sarto é apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), além do atual prefeito da cidade, Roberto Cláudio (PDT), cuja gestão é bem avaliada pelos fortalezenses. A aliança de nomes de peso na política local ajudou o presidente da Assembleia Legislativa do estado a se tornar mais conhecido entre os moradores da cidade — desde a primeira pesquisa, Sarto passou de 15 pontos para 27 pontos.

Na terceira posição, Luizianne Lins foi prefeita da cidade entre 2005 e 2013, durante os governos Lula e Dilma. Ela tentou voltar ao poder em 2016, mas não chegou ao segundo turno. Na disputa deste ano, conta com o apoio do ex-presidente Lula, que gravou um vídeo para sua campanha. O governador do estado, Camilo Santana (PT), por outro lado, não tem participado ativamente da campanha, já que é filiado ao PT, mas também é próximo dos irmãos Gomes.

 

Compartilhar Conteúdo

444