Busque abaixo o que você precisa!

Confira a data de convenção dos principais partidos em Fortaleza

O período de convenções para anúncio de candidaturas começa nesta segunda-feira (31) e vai até 16 de setembro, conforme as regras da Justiça Eleitoral. Mesmo tendo de lidar com um prazo curto, muitos partidos ainda negociam alianças e decidem sobre candidaturas próprias e chapas para vereadores.  

Em Fortaleza, onde acontece a principal disputa por prefeitura, por se tratar da Capital, o cenário ainda está pouco definido e a expectativa é de que as convenções ajudem a entender melhor como vão se posicionar os partidos na sucessão do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT). 

Eleições 2020: Partidos se adaptam para realizar convenções em formato inédito no Ceará

O decreto do Governo do Estado publicado no sábado (29) liberou a realização de eventos com até 100 pessoas na Capital. Ainda assim, as convenções neste ano serão majoritariamente virtuais. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as transmissões ao vivo não poderão contar com apresentação de artistas, remunerados ou não. 

Fortaleza tem dez pré-candidaturas à prefeitura e outras em definição

Neste ano, a lista de presença poderá ser registrada por diversos meios: assinatura eletrônica, registro de áudio e vídeo, coleta presencial, ou qualquer outro mecanismo que possibilite a efetiva identificação dos participantes e sua anuência com o conteúdo da ata. O TSE alerta que, no caso da coleta presencial, devem ser observadas as leis e as regras sanitárias previstas na respectiva localidade. 

Veja a agenda dos principais partidos em Fortaleza

(Esta lista será atualizada a partir de novas definições) 

PDT 

É o partido do atual prefeito Roberto Cláudio. Lançou cinco pré-candidatos e ainda não escolheu o nome: José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa; Samuel Dias e Ferrúcio Feitosa, ambos secretários licenciados da Prefeitura; Salmito Filho, deputado estadual, e Idilvan Alencar, deputado federal. 

Data da convenção: Prevista para 12 de setembro. Detalhes ainda não foram divulgados. 

Pros 

Lançou o deputado federal Capitão Wagner como pré-candidato para disputar a eleição pela segunda vez. 

Data da convenção: Dia 7 de setembro, a ser realizada virtualmente.

PT 

O partido definiu que vai lançar candidatura, escolheu o nome da ex-prefeita Luizianne Lins como pré-candidata e tem o nome de Nelson Martins à disposição. 

Data da convenção: Prevista para 13 de setembro. O formato ainda não está definido. 

PSL 

Definiu que vai lançar a candidatura do deputado federal Heitor Freire, que já fechou apoio de partidos. 

Data da convenção: Dia 14 de setembro. A data inicial era 7 de setembro, mas foi adiada após o novo decreto que libera eventos com até 100 pessoas a partir do dia 14.  

Solidariedade 

Tem o deputado estadual Heitor Férrer como pré-candidato e tenta aliança com partidos. 

Data da convenção: Dia 15 de setembro, a partir das 15h, em formato virtual. 

PV 

Definiu lançar a candidatura do deputado federal Célio Studart, que deverá ir com chapa pura. 

Data da convenção: Não definida. 

Psol 

Lançou a pré-candidatura do deputado estadual Renato Roseno para concorrer pela terceira vez à Prefeitura. 

Data da convenção: Dia 5 de setembro, em modelo híbrido, com os membros da Executiva Municipal na sede do partido e os candidatos em casa. 

Cidadania 

Definiu lançar a pré-candidatura do ex-secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. 

Data da convenção: Ainda não definida, segundo o partido porque ainda estão pendentes questões sobre o lançamento da candidatura de Alexandre Pereira, que é aliado ao prefeito Roberto Cláudio. Expectativa é anunciar a data até a próxima semana. 

PSB 

Definiu lançar a pré-candidatura do secretário licenciado do Governo do Estado, Élcio Batista. 

Data da convenção: Não anunciada.

PCdoB 

Definiu lançar a pré-candidatura do professor Anízio Melo, presidente licenciado do Sindicato dos Servidores da Educação. No entanto, ainda há articulações em andamento com partidos do campo da esquerda.

Data da convenção: 16 de setembro, no formato virtual.

PSDB 

Está no impasse: se lança a candidatura do ex-deputado estadual Carlos Matos, se apoia a candidatura da base governista ou da oposição. 

Data da convenção: Não anunciada. 

MDB 

Está no impasse: se lança candidatura própria ou fecha aliança com Capitão Wagner ou Heitor Férrer, mas também aguarda definições sobre o PT. 

Data da convenção: Não anunciada.

PSD 

O partido ainda espera uma sinalização do principal aliado em Fortaleza, o PDT, para marcar a convenção municipal, que deve ser feita em caráter semipresencial.  

Data da convenção: Sem data definida. Segundo o partido, a orientação do diretório nacional é realizar no dia 5 de setembro. Existe a possibilidade de a executiva municipal a lançar todos os vereadores no dia 5, e definir posteriormente a definição sobre o apoio à chapa majoritária.

DIARIONORDESTE

Compartilhar Conteúdo

444