Busque abaixo o que você precisa!

Você têm até o dia 4 de maio para regularizar título de eleitor

TITULO ELEITORAL

Todo ano eleitoral é a mesma coisa: os eleitores devem prestar atenção em uma data para não perderem o direito de votar. O próximo dia 4 de maio é o prazo máximo para regularizar qualquer pendência com a Justiça Eleitoral. Há, ainda, eleitores residentes de alguns municípios do Estado que devem procurar um cartório eleitoral para fazer cadastro biométrico até amanhã. Obrigatório este ano em 46 cidades do Ceará, o cadastramento deveria ter sido feito até o dia 18 de março, mas em 25 destes municípios foi adiado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).

Quem vota em Fortaleza ainda não precisa se preocupar com isso. Necessário somente para o pleito presidencial de 2018, o cadastramento até poderia ser feito logo, mas, pela quantidade de pessoas que estão procurando a Justiça Eleitoral nas últimas semanas, o TRE-CE tem orientado que eleitores da Capital cearense só procurem os tribunais caso precisem regularizar alguma pendência para este ano. Cadastro biométrico, só depois das eleições, em novembro.

 

Para tirar essas e mais dúvidas de quem vota nas eleições este ano, O POVO conversou com Lorena Belo, coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, e Afrânio Aguiar, coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor.

 

O prazo de 4 de maio é para quais ações?

Para resolver qualquer pendência do eleitor com Justiça Eleitoral. Até esta data, dá para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, fazer alteração no título e reverter situação de cancelamento ou suspensão de título e ainda votar este ano. 

Precisa agendar atendimento?

Não.

O que alguém que não estiver no seu domicílio eleitoral na data das eleições pode fazer?

Quem estiver viajando pode justificar em qualquer local de votação. E quem morar fora do País, deve procurar o consulado ou a embaixada brasileira para justificar a ausência. 

Perdi o cadastramento biométrico obrigatório na minha cidade. E agora?

O eleitor que perdeu o prazo tem o título cancelado, sendo impossibilitado de votar e de fazer uma série de coisas, como assumir cargo público, emitir ou renovar passaporte e contrair empréstimos bancários. Para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral, porém, ele pode buscar um cartório eleitoral até o dia 4 de maio, portando documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço, reverter o cancelamento e fazer o cadastro biométrico.

SERVIÇO

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)

Site:http://www.tre-ce.jus.br/

Telefone: 3211-2682

Horário de atendimento: das 8 às 17 horas

Saiba mais

 

Municípios onde o prazo para o cadastro biomérico obrigatório já expirou:

Altaneira, Banabuiú, Caridade, Caririaçu, Cariús, Crato, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Marco, Meruoca, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Penaforte, Quixeré, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará.

Municípios com prazo para cadastro biométrico até amanhã:

Amontada, Aratuba, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Maracanaú, Miraíma, Mulungu, Nova Olinda, Paraipaba, Porteiras, Santana do Cariri, Tianguá e Várzea Alegre. 

Prazo para tirar o título de eleitor e resolver qualquer pendência com a Justiça Eleitoral: 4 de maio

 

Outros prazos:

 

3 de agosto: último dia para o eleitor fora do domicílio eleitoral solicitar a 2° via do título

 

22 de agosto: último dia para o eleitor, no domicílio eleitoral, solicitar a 2° via do título.

 

Endereços dos postos de atendimento do TRE-CE em Fortaleza:

 

1. Central de atendimento de Fortaleza

Endereço: Av. Almirante Barroso, 601, Praia de Iracema

2. Central de atendimento Vapt Vupt de Messejana

Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408

3. Posto de Atendimento do Fórum Clóvis Beviláqua

Endereço: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220 - Água Fria

4. Posto de Atendimento do Cambeba

Endereço: Av. Ministro José Américo, S/N (Centro Administrativo Governador Virgílio Távora)

Horários de atendimento: das 8 às 17 horas

 

Documentação:

Os documentos básicos para qualquer operação são o de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. Para quem tem título ou RG antigos, é necessário levar o CPF. E para homens que vão tirar o título é necessário levar comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Compartilhar Conteúdo

444