Busque abaixo o que você precisa!

Haddad rebate FH e diz que nunca pensou no PSDB para frente democrática

SÃO PAULO - O candidato do PTà Presidência, Fernando Haddad, recorreu ao ex-governadortucano Mário Covas nesta quarta-feira para rebater declaração do ex-presidenteFernando Henrique Cardoso,que colocou empecilhos para aderir à sua candidatura. O petista lembrou que nunca fez referência ao PSDB quando pensou em uma frente democrática, e disse que nem todos os democratas vão "atuar da maneira que ele sugeriria".

 

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", no domingo, FH disse que entre ele e Haddad havia uma "porta", enquanto entre ele e Bolsonaro havia "um muro". Nesta quarta-feira, durante evento na capital paulista, FH voltou a comentar uma eventual abertura de diálogo com o petista:

- Essa porta (com Haddad) está enferrujada. E eu acho que a fechadura enguiçou.

Após participar de um encontro com lideranças evangélicas, Haddad respondeu que mantém o convite:

- O convite permanece para que os democratas se somem, mas nem todos vão atuar da maneira como eu gostaria e como eu sugeriria para uma pessoa que tem a formação que ele tem. Mas, enfim, quando ele falou que de, um lado, tinha um muro e, de outro, uma porta, ouvi isso com alguma esperança. Só soube que ela (a porta) está enferrujada hoje. Aos poucos, ele (FH) está contando toda a história - disse.

O petista acrescentou que quando fez referência à formação de uma frente democrática não pensava no PSDB.

- Nunca fiz referência ao PSDB. Sempre fiz referência ao PDT, PSB, PSOL, PCdoB, Pros. Mas reconheço que há algumas personalidades do PSDB, uma parte da juventude, que tem mais referência no velho PSDB, PSDB do Covas, que nos momentos decisivos não deixava de se posicionar. 

Haddad lembrou que Covas apoiou o ex-presidente Lula no segundo turno contra Fernando Collor, em 1989, e, em seguida, lutou para que os tucanos não ingressassem no governo Collor. De acordo com o candidato do PT, o PSDB traiu Geraldo Alckmin no primeiro turno.

- O Alckmin foi traído pelo PSDB ainda no primeiro turno. A vida é assim. Eles ficaram com 4% no primeiro turno. A História cobra nossos posicionamentos nem sempre à vista. Às vezes é a prazo. O GLOBO

Compartilhar Conteúdo

444