Busque abaixo o que você precisa!

Candidatos tucanos disputam votos de 395 correligionários

Pedro Venceslau e Julia Lindner, O Estado de S.Paulo

09 Novembro 2017 | 05h00

BRASÍLIA - Em um momento inédito na história do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE) e o governador de Goiás, Marconi Perillo (GO), vão disputar nas próximas quatro semanas os votos dos 395 tucanos que compõem o colégio eleitoral que vai definir no dia 9 de dezembro o nome do próximo presidente do partido. Os dois lados reconhecem que a contabilidade está acirrada, o que causa apreensão na cúpula tucana. 

ctv-jxp-tasso--psdb
O senador Tasso Jereissati (CE), durante o lançamento de sua candidatura ao comando do PSDB, cumprimenta o senador Cássio Cunha Lima (PB) Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO

Segundo o estatuto da legenda, têm direito a voto todos os 160 membros do diretório nacional, 27 presidentes de diretórios estaduais, 58 parlamentares tucanos do Congresso e cerca de 150 delegados eleitos pela base nos congressos estaduais (cada Estado elege 10% do número de diretórios organizados). Nesse cenário, as convenções regionais do PSDB do fim de semana serão decisivas. 

A executiva nacional do PSDB está elaborando uma mapa dos delegados nos Estados que deve servir como referência sobre a força de cada postulante ao comando da legenda. A principal convenção será em São Paulo, neste domingo, 12. Com 537 diretórios efetivos e a maior bancada na Câmara, o Estado vai levar mais de um terço dos delegados.

Disputa

O senador Tasso Jereissati (CE) e o governador Marconi Perillo (GO) disputam a presidência do PSDB; convenção nacional do partido está marcada para 9 de dezembro

O colégio eleitoral tucano

DELEGADOS:

150

INTEGRANTES DO DIRETÓRIO NACIONAL:

160

AM

PA

CE

395

PB

PE

AC

INTEGRANTES

PRESIDENTES DE DIRETÓRIOS ESTADUAIS:

27

Compartilhar Conteúdo

444