Busque abaixo o que você precisa!

Verdades e mentiras sobre alimentação saudável

São muitas as dúvidas quando o assunto é alimentação saudável e emagrecimento. Da simples “Posso beber água durante às refeições?” à mais complexa como “A Vitamina E pode ajudar a melhorar a fertilidade?”, leitores escrevem ao blog em busca de respostas para suas perguntas. E pacientes lotam os consultórios de nutricionistas em busca de esclarecimento em prol da saúde e também da boa forma.Por isso, pedimos ao nutricionista Júlio Aquino,  membro do American College of Sport Medicine (ACSM) e do Institute of Functional Medicine (IFM), de Brasília, para nos ajudar a esclarecer as principais questões enviadas por leitores e também presentes no dia a dia do consultório dele, em Brasília.

Beber água antes, durante ou depois das refeições engorda?
A água dilata o estômago. Então, não é a água propriamente dita que engorda, mas a consequência dela, que é o aumento do volume do estômago.  Por isso, o recomendável é beber só 40 minutos antes e 40 minutos depois das principais refeições. Se a pessoa não conseguir ficar sem beber água durante a alimentação, o mais indicado é que ela tome 100ml, o que dá uns 3 dedos de água.
 
Suar gasta calorias?
Suar não gasta calorias, o que gasta é a atividade física. É você acordar, caminhar, escovar os dentes… O dia a dia da pessoa é que vai promover esse gasto. Mas provavelmente você vai suar quando estiver fazendo uma atividade física.
 
Comer de 3 em 3 horas emagrece?
Com certeza, porque você ativa todo o seu corpo quando você come. Quando você come 300g, 400g de comida, por exemplo, você ativa seu metabolismo, o seu corpo, a sua máquina. E quando você come uma fruta 3 horas depois, você também ativa esse sistema. Ou seja: o metabolismo será ativado 4, 5, 6 vezes por dia, fazendo com que você gaste mais calorias durante o dia e, consequentemente, perca mais peso.
 
Atividade física é mais importante que dieta?
Na verdade, elas são complementares. A atividade física é a promotora da dieta. Quando você se exercita, você se preocupa mais em comer bem. Quando deixa de se exercitar, se preocupa menos com a alimentação. Tem um estudo que comprova isso. Então,se você quiser melhorar o seu esquema alimentar, é recomendável fazer algum tipo de atividade física. Uma caminhada já ajuda, qualquer coisa que movimente. O importante é ter a periodicidade e uma intensidade constante.
 
Vitamina C evita resfriado?
Evita. Ela aumenta a imunidade porque aumenta a capacidade de detoxificação do corpo e também a produção de leucócitos.
 
Ingerir quantidades maiores do que as indicadas de Vitamina C é prejudicial à saúde? Sim, principalmente se a pessoa tem capacidade/tendência de produzir pedras nos rins. A vitamina C potencializa essa produção e isso acaba sendo prejudicial. Também aumenta muito a acidez gástrica e desbalanceia o PH intestinal, fazendo com que haja morte prematura das bactérias intestinais.
 
Quem é vegetariano precisa tomar vitaminas? Sim, com certeza. O vegetarianismo é um estilo de vida, então a pessoa tem deficiência do complexo B, de zinco, cobre, magnésio e outras vitaminas, bem como de proteínas. Por isso, é importante procurar acompanhamento profissional.
 
A maior parte das vitaminas está nas cascas das frutas? Não necessariamente. As cascas têm muitos antioxidantes, mas boa parte das vitaminas estão presentes nas polpas das frutas. É o caso da laranja, por exemplo.
 
A vitamina E realmente aumenta a fertilidade? Sim, ela tem essa característica porque é um antioxidante lipofílico (solúvel em lipídeos e não em água). Isso acaba melhorando a relação e a produção de testosterona, aumentando a fertilidade. Mas é preciso tomar cuidado porque, em excesso, pode trazer muitos problemas à saúde.
 
Alimentos cozidos têm menos vitaminas? Sim. Eles perdem cerca de 20% das vitaminas no processo de cocção.
Suco depois de um certo tempo perde suas propriedades? Sim. Grande parte das vitaminas é oxidada, pela luz ou pelo oxigênio, então acaba diminuindo mesmo.

 

Alimentos tostados podem ser cancerígenos? Os alimentos proteicos tostados produzem uma substância cancerígena. O ideal seria grelhar sem deixar aparecer a crosta preta no alimento.

Suco de caixinha é mais saudável que refrigerante? Suco de caixinha é tão ruim quanto o refrigerante. Tem muito açúcar e pode gerar doenças como obesidade e diabetes.

Ana Paula Scinocca / 20 janeiro 2016 | O ESTADO DE SP

 

Compartilhar Conteúdo

444