Busque abaixo o que você precisa!

Transposição: Ciro Gomes desaparece de cobertura

Na segunda-feira passada (20/3), a editoria Política trouxe como manchete da página 13 notícia com o título: “Lula e Dilma reinauguram transposição na Paraíba”. A partir dela, recebi o seguinte comentário de um leitor, que, por sinal, também faz parte do Conselho de Leitores: “No caso da transposição, o jornal destacara antes a presença de Ciro (Gomes). Deveria ter comentado ausência e motivo  (para a ausência)”.



Ao lembrar o antes, o leitor se referia à edição do último dia 18, quando foi publicada matéria na mesma editoria anunciando a visita que os petistas estavam organizando à cidade de Monteiro (PB) para fazer inauguração informal do trecho da Transposição das Águas do rio São Francisco. No conteúdo publicado, que também foi manchete de página, o título destacava a presença do ex-governador do Ceará. “Lula, Dilma e Ciro reinauguram transposição no domingo” (ver fac-símile das duas notícias publicadas). 


De fato, ficou estranho. A presença de Ciro Gomes, que havia sido anunciada em manchete na primeira matéria, editada no sábado, desapareceu dois dias depois. O nome do político cearense nem sequer foi citado em todo o conteúdo editado na matéria que cobriu o evento. Vale lembrar que, durante o discurso que proferiu em Monteiro, o ex-presidente Lula chegou a lembrar o ex-governador do Ceará como peça importante para o início das obras, porém nem esta parte do discurso apareceu na matéria publicada no O POVO. É como se a primeira informação não houvesse existido. De lá até a última sexta-feira, não se falou mais no assunto. Por certo também não foi por falta de espaço. A cobertura da inauguração alternativa ganhou mais de meia página na edição com direito a um quadro “Saiba mais”. Pedi explicação aos editores responsáveis pela área. Não recebi resposta. 

Deixar de informar ao leitor sobre a presença já anunciada de Ciro Gomes foi uma falha jornalística. Era necessário, sim, dar uma satisfação ao leitor. Era importante dizer o motivo que levou o cearense a não ter presença registrada no evento. Ou, no mínimo, informar que ele não havia comparecido. Essa informação O POVO ficou devendo. 

Compartilhar Conteúdo

444