Chuvas e esperança para a região jaguaribana
Para moradores das proximidades do açude Castanhão, o sábado trouxe mais esperanças de bom inverno. O município de Alto Santo, onde está localizado oficialmente o reservatório, teve precipitação de 178,6 milímetros, o maior volume dentre as 107 cidades com chuvas registradas pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
Em Jaguaribara, a chuva começou no fim da tarde da sexta-feira e se estendeu até a manhã de sábado. “Se chover um ou dois dias e depois parar, não dá certo. Mas estamos esperando, Deus vai ajudar”, afirmou a aposentada Margarida Paula, 62, moradora da Vila Mariseira, em Jaguaribara.
Do bairro, ela avista a água no açude, cujo nível subiu de 4,97% para 4,98% no sábado. Foi o terceiro açude a receber mais aporte no dia, ficando atrás do Pedras Brancas (Quixadá) e do Araras (Varjota). Outros municípios da Região Jaguaribana tiveram bons volumes de chuva, como Ibicuitinga (157 mm) e Morada Nova (155 mm). Em Fortaleza, o registro foi de 29 milímetros. (Thaís Brito/Enviada à Região Jaguaribana. opovo