Países Comunistas no MUNDO

Atualmente, cinco países declaram-se comunistas: China, Coreia do Norte, Cuba, Vietnã e Laos. Os cinco, apesar das diferentes evoluções históricas, mantêm características comuns:
- A economia deles tem como base a estatização das empresas e da propriedade da terra.
- São governados por ditaduras regressivas, com um partido único que domina toda a vida política.
Nas ultimas décadas, essas nações têm passado por transformações importantes, depois de ter aberto parcialmente sua economia ao mercado mundial, na tentativa de enfrentar situações de crise.
Modelo da União Soviética
A vitória da Revolução Russa de 1917, que levou á criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi a primeira experiência prática nessa direção. O desenvolvimento da URSS, entretanto, seguiu outro caminho. Em vez de uma sociedade mais democrática e igualitária, ergueu-se após alguns anos um regime dirigido com mão de ferro por um partido único (Partido Comunista), no qual a liberdade de expressão e de organização não existia, uma pequena casa tornou-se privilegiada e o ditador Josef Stálin era cultuado em vida.
Esse modelo foi transplantado no fundamental para os países que se tornaram comunistas depois. No decorrer do tempo, porém, surgiram dificuldades econômicas, e os regimes passaram a introduzir medidas capitalistas, como a permissão de funcionamento de empresas privadas em certas circunstâncias, com o objetivo de superar os problemas econômicos.
Paralelamente, crescia a insatisfação popular com as dificuldades cotidianas e a ausência de democracia, e aumentava a pressão externa política e econômica. A combinação desses fatores acelerou o fim da grande maioria desses regimes. A própria URSS, foi extinta em 1991.
China
O comunismo triunfou na China em outubro de 1949, com a vitória da revolução liderada por Mao Tsé-Tung. O país foi reorganizado, com a coletivação das terras e a nacionalização das empresas estrangeiras.
A atividade industrial ganhou impulso, mas a gestão burocrática e autoritária do Estado causou enormes danos ao país. Após a morte de Mao, em 1976, a ala reformista do Partido Comunista Chinês (PCCh) assumiu o poder e modificou a política, adotando um sistema que ficou conhecido como “economia socialista de mercado”.
Foram criadas zonas Econômicas Especiais, próximas ao litoral, destinadas á instalação das empresas estrangeiras. A china combina, desde então, a hegemonia de Estado na produção com uma rápida liberalização econômica. O modelo vigente na China se baseia em dois pontos centrais:
- a abundância de mão de obra mal remunerada e trabalhando em condições precárias;
-facilidades concedidas pelo governo, tais como redução de impostos, que atrai multinacionais para produzir a baixo custo – importam as peças e montam produtos no país.
- a abundância de mão de obra mal remunerada e trabalhando em condições precárias;
-facilidades concedidas pelo governo, tais como redução de impostos, que atrai multinacionais para produzir a baixo custo – importam as peças e montam produtos no país.
O líder da Coreia do norte Kim Jong Un.
Coreia do Norte
A Coreia do Norte é parte da antiga Coreia, que se dividiu após a segunda Guerra Mundial.
Entre os anos de 1950 a 1953 a Guerra da Coreia opôs os norte-coreanos à Coreia do Sul.
Após da assinatura de uma “trégua”, com a ajuda da China e da URSS a Corei do Norte foi restaurada.
O Regime aderido pelo país desde o inicio, é caracterizado pelo culto ao ditador Kim Il Sung. Também chamado de Grande Líder pelos órgãos oficiais. Kim Il Sung faleceu em 1994. E em seu lugar ficou seu filho e sucessor Kim Jong Il, o qual tornou-se o chefe do Estado.
Anos mais tarde, em 2011, Kim Jong Il também faleceu. Sedo substituído pelo seu filho mais novo, Kim Jong Um, oficializado no poder no ano seguinte.
Tendo as essas informações como base, podemos observar que o regime é uma mistura de elementos em principio incompatíveis, por exemplo, o fato de serem comunistas e por tanto ao mesmo tempo apresenta uma sucessão dinástica. Também podemos observar outras características como a repressão contra opositores, além do fato do país manter-se isolado, ou seja, fechado para estrangeiros.
A partir do ano de 2002, a Coreia do Norte deu inicio a mudanças direcionadas ao mercado, devido às dificuldades econômicas que estavam sofrendo. Tiveram como base a China, criando uma zona industrial especial, onde empresas sul- coreanas empregam trabalhadores norte-coreanos a baixo custo, e uma zona turística especial.
O país é causador de grandes preocupações para as potências ocidentais por usar armas atômicas as quais foram desenvolvidas e testadas anos atrás. Em 2003 criou-se o Grupo dos Seis, constituídos pelas Coreias, China, EUA, Rússia e Japão, tendo como finalidade negociar o fim do programa nuclear norte-coreano em troca de benefícios diplomáticos e econômicos.
Cuba
Cuba é um país do continente americano, sendo o único no qual propriedade de terra e das grandes fábricas foi coletivizada.
Em 1959 ocorreu a revolução a qual derrubou a ditadura de Fulgencio Batista. O grupo guerrilheiro que dirigiu essa luta, não eram comunistas, mas sim compostos por nacionalistas e socialistas. Tal movimento nomeou-se “O Movimente do 26 de Julho” tendo como principal líder Fidel Castro.
O novo regime adotou medidas como a reforma agrária, distribuindo terras a pequenos produtores. O que não agradou alguns cubanos, os quais mudaram-se do país. Elem de não satisfazer alguns cubanos essa nova medida também não satisfez aos EUA, que antes dominava a economia do país e após a reforma agrária passou a tentar derrubar o governo. Foi adotado também a nacionalização de empresas.
Tudo isso ocasionou o alinhamento do Estado cubano ao bloco soviético. Tendo como consequência também o efeito do bloqueio econômico e político decretado pelos EUA.
Atualmente, uma reforma conduzida pelo governo prevê a demissão de servidores públicos.
Vietnã e Laos
O Vietnã e o Laos fizeram parte dos territórios coloniais da França no Sudeste Asiático, região conhecida como Indochina. Ambos são países muito pobres, e suas recentes histórias são consequências da Guerra do Vietnã (1959-1975), a qual devastou toda a região.
Essa guerra opôs a guerrilha apoiada pelo então Vietnã do Norte (comunista) ao Vietnã do Sul (capta lista). Os EUA teve participação nessa guerra ao lado do sul durante um determinado período, até cessar-fogo.
Os comunistas deram fim a guerra quando ocuparão a porção sul do país. E em 1976 o Vietnã foi oficialmente reunificado sob o regime comunista.
Laos por sua vez, teve seu território bombardeado pelos norte-americanos na época a qual vivia em processo de guerra civil, do qual participava de uma guerrilha comunista durante a Guerra do Vietnã. A vitória comunista do país vizinho favoreceu instalação, no ano de 1975, de um regime do mesmo tipo.
Por fim, os dois países tornaram-se comunistas, adotando o modelo de partido único e o de estatização da economia.
Hoje os países passam por reformas, as quais possibilitam aberturas para instalação de empresas e privatizações.