Busque abaixo o que você precisa!

Polícia prende nove pessoas por desvio de quase 85 mil medicamentos

MEDICAMENTOS SESA

Nove pessoas foram presas suspeitas de desviar 85 mil medicamentos controlados, esteróides, anabolizantes e inibidores de apetite, em Fortaleza. As prisões foram feitas até está terça-feira, 11, na "Operação Tarja Preta". Os remédios estavam sendo repassados por estabelecimentos particulares, e o esquema também envolvia receitas e atestados falisficados.

Dois dos presos, Francisco Antonio Barbosa Soares, 31, e Jairo Holanda dos Santos Junior, 51, eram funcionários terceirizados da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A investigação aponta que eles desviavam os medicamentos e distribuíam para comerciantes de Fortaleza.

A operação começou na última quinta feira, 6, quando os proprietários e funcionários de uma farmácia no bairro Quintino Cunha foram presos. Na ação, foram detidos: Antônia Regia Dantas Pereira, 46, JoséValcila Alves Ribeiro, 39, Marlucia Pires de Oliveira, 37, todos sem antecedentes criminais, e Evangelista Sales de Freitas, 44, que já respondia por ameaça.

Um dia depois, a Polícia prendeu Francisco Inácio Carlos Rodrigues, 28, sem antecedentes criminais, que é proprietário de uma academia no bairro Passaré. Nessa segunda-feira, 10, foram presos Aristoteles Praxedes de Souza, 42, e Geraldo Noberto Lima Filho, 66. Com os dois, a Polícia conseguiu chegar até os funcionários terceirizados.

Em nota, a Secretaria da Saúde (Sesa) disse que está dando todo apoio à polícia para o andamento das investigações. "A secretaria reafirma o compromisso com a transparência e legalidade para garantir o atendimento e a assistência à saúde da população'', disse.  

Apreensão
A delegada Patrícia Bezerra, diretora adjunta da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, informou as investigações duraram quatro meses. ''Conseguimos prender desde os vendedores, os proprietários de farmácias, até os responsáveis pelo desvio dos medicamentos na Coasf", disse

Segundo ela, as investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime. Foram apreendidos 84.930 comprimidos, 860 frascos e ampola de remédios variados e esteróides anabolizantes, 19 canetas de insulinas, carimbos, 15 aparelhos celulares, um notebook, dois veículos e a quantia de R$ 1 mil.

Todos os envolvidos foram indiciados, de acordo com suas respectivas participações criminosas, por tráfico e associação por tráfico de drogas e falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. 

Redação O POVO Online

Compartilhar Conteúdo

444