Belém vive pelo 224º ano a emoção do Círio de Nazaré
A capital paraense é palco neste domingo (9), pelo 224º ano, da festa do Círio de Nazaré, que é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro. A grande procissão marcada pela devoção mariana, que leva mais de dois milhões de pessoas às ruas de Belém, inicia-se com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, às 5h, em frente à Catedral de Belém.
Antes do dia amanhecer, centenas de pessoas já se posicionam próximo à Catedral para participar do início do Círio. Os promesseiros chegam bem antes para conseguir um lugar nos 400 metros de corda atrelada à berlinda que leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
No trajeto de 3,6 km, a padroeira dos paraenses recebe homenagens e provoca emoções em uma multidão de fiéis. A procissão sai da praça Frei Caetano Brandão, segue pela Praça do Relógio, avenida Portugal, Boulevard Castilhos França, av. Presidente Vargas e av. Nazaré até a chegada à Praça Santuário, onde é celebrada uma missa no altar-mor, presidida por Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém.
Procissões
As procissões do Círio de Nazaré são 12 no total e iniciaram-se na última sexta-feira (7), com o Traslado para Ananindeua. A Imagem Peregrina passou a noite de sexta-feira na Igreja Matriz de Ananindeua e saiu logo cedo no sábado (8) para a Romaria Rodoviária, passando pela avenida Augusto Montenegro em direção ao Trapiche de Icoaraci.
Do distrito de Icoaraci saiu o Círio Fluvial, em que a Imagem Peregrina, levada no navio da Marinha, seguiu pelas águas até a Escadinha da Estação das Docas. Ao deixar do barco, teve início a Moto Romaria, uma homenagem de motociclistas, que acompanharam a santa até o Colégio Gentil Bittencourt, de onde saiu a Trasladação, procissão noturna que fez o trajeto inverso do Círio.
História
A primeira procissão saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde.
Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais. O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio em 1901.


