Novo hospital em Fortaleza se espelha no Einsten e Incor
Da Coluna Vertical S/A, no O POVO deste domingo (21), pelo jornalista Jocélio Leal: O hospital do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), cuja obras foram retomadas esta semana, tem modelo de gestão comparável ao Albert Einstein e Incor, de São Paulo. O ICM é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos, constituída em sua maioria por médicos vinculados à Universidade Federal do Ceará, como o cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto), atual presidente, e os médicos Ricardo Pereira e Plínio Câmara.
O instituto é conduzido por um Conselho Gestor, eleito em assembleia geral, e acompanhado por um Conselho de Beneméritos, constituído pelos seus financiadores. Toda a renda da instituição é revertida para o seu aprimoramento. Na lista de beneméritos, os três maiores são Adauto Bezerra, Deusmar Queirós e Ivens Dias Branco (in memoriam). O caixa deles alimenta fundo de investimentos destinado a bancar o custeio. E o ICM busca novas adesões.
A instituição já vem atuando na formação de profissionais de saúde, em pesquisa e produção de tecnologia, em parceria com a UFC. Dentre os seus projetos, o ICM mantém o Curso de Especialização em Cardiologia, a qualificar de médicos de vários estados do País, um laboratório de Fisiologia Cardiovascular no Hospital Walter Cantídio (Universitário) e desenvolve softwares de equipamentos voltados ao diagnóstico de doenças junto com a Faculdade de Engenharia de Teleinformática da UFC.
Ademais, o hospital vai atender usuários do SUS e pacientes particulares que procuram serviços de saúde de alta tecnologia.