Busque abaixo o que você precisa!

Projetos de conservação tentam salvar papagaios

Projetos tentam salvar os papagaios

Comida preferida do papagaio-de-peito-roxo está cada vez mais rara

A habilidade de imitar a fala humana os transformou em vítimas clássicas do tráfico de animais no Brasil e para o exterior, e a perda de hábitat ajudou a colocá-los na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. No Ano do Papagaio, declarado em 2016 pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, projetos de conservação tentam recuperar duas espécies de papagaios típicos da Mata Atlântica que estão sofrendo com a perda de alimento e de seus espaços favoritos para procriar.

Acostumados a viver em florestas densas e antigas, os papagaios de peito-roxo (Amazona vinacea) e de cara-roxa (Amazona brasiliensis) procuram ocos de árvores para fazer seus ninhos. Essas cavidades, porém, são típicas de árvores mais maduras e são justamente essas as que são alvo de extração madeireira. O papagaio-de-peito-roxo ainda tem um agravante. Sua comidinha favorita está também cada vez mais rara: os pinhões.

Um trabalho de monitoramento e pesquisa com o cara-roxa desde 1998 já conseguiu diminuir o impacto sobre a população e começa a dar resultados. Naquele ano, com análise somente sobre o litoral do Paraná, região onde se concentra a maior parte dos indivíduos, foram encontrados cerca de 5 mil. o ESTADO DEE SP

Compartilhar Conteúdo

444