Busque abaixo o que você precisa!

COLUNA DO VIANA 12

Projeto de Naumi Amorim combate evasão escolar

A evasão escolar é considerada um problema muito sério da educação brasileira, atingindo principalmente as famílias carentes. As causas mais frequentes que explicam o problema são: necessidade de trabalhar para contribuir com a renda familiar, dificuldades de aprendizagem, repetência, desestruturação familiar e violência. No Ceará, os números revelam que a evasão escolar tem diminuído, passando de 15,87% em 2008, para 11,70% em 2010, conforme o IPECE, em 2012. Esse número, entretanto, ainda é considerado alto, tendo em vista as inúmeras ações implementadas pelo Estado para garantir o acesso e a permanência dos jovens na escola.

Saiba mais - Considerando o amplo espectro de causas que provocam a evasão escolar, percebe-se a necessidade de implementar programas e projetos que possam focar a elaboração e execução de ações específicas para tratar desse grave problema. Assim, o deputado Naumi Amorim (PMB), apresentou e foi aprovado na Assembleia Legislativa, Projeto de Indicação que propõe a criação do Programa de Combate à Evasão Escolar, que pretende desenvolver ação integrada, intersetorial e articulada de várias instituições, profissionais da educação, comunidade, pais e alunos, com objetivo de enfrentar as situações de evasão escolar de forma mais específica, direcionando a elaboração, o planejamento e a execução de estratégias para a resolução do problema, visando o desenvolvimento de uma rede de proteção que possa interferir ativamente nos diversos condicionantes responsáveis pela frequência do aluno para garantir que o direito à educação seja efetivado "e possamos construir juntos, uma sociedade justa e solidária", disse o deputado Naumi Amorim (foto), ao conceder entrevista aos nossos postos de comunicação, no caso, Jornal O Estado (impresso e internet), sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br, programa Política Especial, na Cidade AM 860 e rede facebook.

Folha do Sertão - Está em circulação a edição nº 86, Ano VIII do jornal Folha do Sertão, sediado em Boa Viagem e que faz uma cobertura das regiões centro, sertão central, Inhamuns, Sul do estado e grande do Cariri, sob o comando do amigo Ulisses Lima. Entre os assuntos divulgados nesta edição referenciada estão estes: "Novo Oriente entre os 23 municípios do Ceará com escolas que lideram ranking de melhor educação no Brasil; Camocim em festa recebe novos filiados do PDT; Câmara de Icó entrega títulos de cidadania em sessão solene; Mais uma edição do Programa Caravana da Cidadania realizado em Tauá".

Boa Viagem na Funasa - O empresário e líder do PRB de Boa Viagem, Adriano Silva, circulou na capital cearense ao lado do deputado federal Ronaldo Martins e visitou vários órgãos dos governos federal e estadual. Na FUNASA, os dois políticos discutiram com o Superintendente Leonildo Farias, assuntos referentes a obras de saneamento básico para Boa Viagem.

 

Alevinos em Tauá - A primeira etapa do peixamento dos açudes públicos e privados que tiveram recarga hídrica deste ano, em Tauá, foi iniciada, recentemente. O referido peixamento foi solicitado ao Governo Estadual, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, pelo deputado Odilon Aguiar (PMB). Importante destacar que a pesca artesanal representa renda e ocupação para centenas de famílias que moram na região, enfatiza o parlamentar, Presidente do PSD Estadual.

Abraços - Nesta quinta-feira, 12 de Maio, espaço para uma homenagem simples, em razão do seu aniversário, a um dos políticos mais queridos de quantos já passaram pela Câmara Municipal de Fortaleza. Fica mais experiente o ex-Presidente José Maria do Couto Bezerra. Homem de palavra e de compromissos. Com ele também recebem abraços, o médico e ex-prefeito de Russas, Zilzo Leandro Evangelista e dona Gonçalina Mororó, viúva do saudoso deputado José Valfrido Monteiro, o político que honrou Icó para toda a posteridade.

Abençoados - Aniversariando na sexta-feira, 13, quando o mundo inteiro reverencia Nossa Senhora de Fátima, sem dúvidas, abençoados por ela, o ex-vereador Maurílio Assêncio, Mário Sampaio, líder do setor de corretores de imóveis e a ex-primeira dama do Montese, Maria Iracilda da Costa Andrade, esposa do "Rei" Narcílio Andrade. Parabéns.

Fim de semana - No sábado, 14, muita festa para nosso conterrâneo do Tauá, engenheiro Luiz Gonzaga Vieira "Zazá", para o Bispo Resignatário de Iguatu, Dom José Mauro de Alarcon e Santiago (quem foi quem crismou o vovô Viana) e o Dr. Stênio Rocha Caralho Lima "jurista/gentleman". No domingo 15, espaço para muitos abraços e reconhecimento ao "Velho Guerreiro", médico e ex-Prefeito de Tauá, Domingos Gomes de Aguiar (com legado político muito grande: pai de Domingos Filho, avô de Domingos Neto e sogro da prefeita Patrícia Aguiar).

Compartilhar Conteúdo

444