Busque abaixo o que você precisa!

Manifestações pró e contra Bolsonaro são um sinal do que está por vir?

Christopher Garman, da Eurasia Group e GZERO Media / ÉPOCA

 

'60 segundos' é uma parceria entre ÉPOCA e GZERO - empresa da Eurasia Group especializada em análises políticas. Toda sexta-feira, às 10h, Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas da Eurasia Group, apresenta sua avaliação sobre os temas mais relevantes e tendências do cenário político brasileiro e internacional.

As manifestações pró, e contrárias, ao presidente Bolsonaro são um sinal do que está por vir?

A resposta é sim. Tudo indica que nós estamos caminhando para um cenário político cada vez mais polarizado, e uma disputa eleitoral em 2022 apertadíssima entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Nesses próximos dois meses, é bem provável que o presidente venha a sofrer com uma intensidade maior de manifestações contrárias a ele. Não só houve o protesto nas ruas contra o presidente no final da semana passada, mas também um panelaço durante o seu pronunciamento.

Olhando para a frente com a decisão do governo de sediar a Copa América, os jogos trarão novas oportunidades para manifestações nas ruas contra o governo Bolsonaro. Mas em contrapartida a base bolsonarista também está mobilizada, e também tem ido às ruas na defesa do governo. E olhando nesses próximos cinco meses nós estamos vendo uma luz no final do túnel da crise sanitária, com a distribuição das vacinas avançando. Isso significa que a economia deve recuperar no segundo semestre desse ano, e vários economistas já estão revisando a sua projeção do PIB para 5% para 2021. Logo, devemos entrar em 2022 com dois candidatos muito fortes, bem competitivos, e com bases sociais dispostas a ir para as ruas para defender sua candidatura. Polarização à frente.

Ficamos por aqui, e até a próxima semana.

 

Compartilhar Conteúdo

444