Busque abaixo o que você precisa!

Capital já tem 86% da média histórica

Fortaleza foi castigada com uma chuva de 132 milímetros entre os dois primeiros meses deste mês, a maior em dois anos ( FOTO: NAH JEREISSATI )

Fortaleza teve relevante acúmulo de chuvas em abril. Apenas nos primeiros dez dias do mês, choveu 302.4 milímetros na Capital cearense, o equivalente a 86,5% da média histórica para o período, que é de 349.2 milímetros, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O total é superior ao registrado nos anos de 2012, 2013 e 2014, quando o acumulado no mês de abril ficou abaixo da média histórica em 51,4%, 33% e 22,2%, respectivamente. Em 2015, no entanto, as chuvas durante todo o mês ficaram em 27,6% acima da média histórica, com o total de 445,4 milímetros.

De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, chover muito durante um período concentrado é característica própria dos anos de estiagem, como o de 2016. "O fato de ter chovido uma boa parte da média não significa que isso terá continuidade e que a média histórica será atingida. Esse ano, com estiagem, as chuvas são mal distribuídas no tempo. Há uma grande variação dentro do mês".

As recentes precipitações na Capital estiveram relacionadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Ceará, no período de fevereiro a maio, mas com maior intensidade nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). No Estado, as precipitações perderam a intensidade, conforme registrado pela Funceme, das 7h do último sábado (9) às 7h do domingo (10). Choveu em 30 municípios e entre as dez maiores, nenhuma das localidades sequer atingiu a marca de 100 mm.

Para os próximos dias de abril, a Funceme prevê que as chuvas se concentrem no litoral e no Centro-Norte. "Nos próximos dias, é provável que as chuvas aconteçam durante a madrugada e no início da manhã", reiterou o meteorologista. (Colaborou Emanuela Campelo) Diarionordeste

Compartilhar Conteúdo

444