Busque abaixo o que você precisa!

De olho no cliente, montadoras entram no mercado de locação de veículos

João Sorima Neto / O GLOBO

 

TOYOTA LUXO

 

SÃO PAULO - De olho no crescimento do mercado de aluguel de carros, as montadoras começam a tornar-se concorrentes das locadoras.

A japonesa Toyota e a alemã Volkswagen, por exemplo, já lançaram serviços de locação. Com a produção encolhendo globalmente, resultado de uma mudança de comportamento do consumidor, a expectativa é que mais montadoras mudem seu modelo de negócio.

— Há uma mudança de comportamento mundial em que o senso de propriedade está dando lugar ao senso de mobilidade, o que fomenta o negócio das locadoras — diz Antônio Jorge Martins, coordenador de cursos automotivos da FGV.

Conheça:Tudo sobre o Honda City hatch que será fabricado no Brasil a partir do ano que vem

Martins observa que a produção mundial já atingiu 100 milhões de unidades, mas deve recuar para cerca de 80 milhões este ano e cair mais 30% até 2040. A redução da demanda vem exatamente da pessoa física, enquanto a venda para locadoras cresce.

Hoje, estima Martins, cerca de 45% da produção das montadoras já são destinados às locadoras. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, entre 80% a 90% das empresas que utilizam veículos (comerciais leves, automóveis ou caminhões) no Brasil ainda têm frotas próprias.

De olho nesse mercado, as montadoras estão migrando para oferecer este tipo de serviço. A Toyota lançou este mês o Kinto Share, um programa de carsharing que permite alugar modelos híbridos e de luxo (Lexus) da marca por horas ou dias. A montadora também oferece, desde julho, o Kinto One, serviço de gerenciamento de frotas para empresas.

Além do aluguel do carro, o pacote inclui documentação, seguro, gestão de multas, manutenção e troca de pneus.

A Volkswagen lançou este mês o carro por assinatura com os modelos T-Cross, a partir de R$ 1.899/mês no plano de 12 meses, e Tiguan Comfortline, a partir de R$ 3.659/mês no plano de 24 meses. A montadora alemã também criou há dois anos a Fleet, empresa que faz gestão e terceirização de frotas.

471 mil carros:Localiza e Unidas fazem acordo para fusão que cria gigante de locação de veículos

O programa da Volks foi lançado este mês, teve boa aceitação e a montadora já estuda a ampliação com novos modelos. O cliente pode fazer a assinatura de forma digital no site da montadora por um período de um ou dois anos. Estão inclusos na assinatura documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro, manutenção preventiva e franquia de 1.800 km para rodar por mês.

Compartilhar Conteúdo

444