Busque abaixo o que você precisa!

Desrespeito às medidas contra Covid-19 é registrado em cidades por todo o país

Algumas cidades brasileiras tiveram um fim de semana de mais flexibilização nas medidas de combate à Covid-19, mas nas regiões Sul e Centro-oeste o aumento de casos e mortes vem causando preocupação. Mesmo assim, neste domingo (2), houve cenas de desrespeito às regras de distanciamento social.

Em Santa Catarina, as mortes por Covid-19 estão em alta. Em 12 regiões do estado, a situação é gravíssima. Não se pode permanecer em praias, parques e praças, mas a população não respeitou e foi para a areia.

No Rio Grande do Sul, o número de casos sobe desde a metade de junho. Mas, neste domingo, em Porto Alegre, a movimentação foi grande à beira do Guaíba, com muita gente sem máscara.

No Tocantins, onde o número de mortes também está em alta, a cidade de Araguanã teve eleição para prefeito neste domingo. Depois da renúncia do prefeito Fernando Luiz dos Santos, que alegou motivos pessoais, o vice Hernandes Neves assumiu, mas morreu de Covid no mês passado. No lugar, entrou o presidente da Câmara, Cícero Cruz de Araújo, que morreu de infarto.

Em São Paulo, pelo bairro da Vila Madalena, conhecido pelos bares e restaurantes, alguns pontos ficaram bem cheios. Era possível ver clientes nas calçadas, conversando sem máscara, sem respeitar o distanciamento necessário e até o horário de funcionamento foi desrespeitado. Os estabelecimentos deveriam fechar às 17h, mas meia hora depois ainda haviam locais abertos.

Em Rio Claro, no interior de São Paulo, um baile funk terminou com a morte de uma adolescente - um vídeo nas redes sociais mostra o desespero das pessoas. Gabrieli Mendes da Silva foi baleada por um guarda municipal, chamado por causa da aglomeração. José Carlos Barros foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, pagou fiança e foi liberado. À polícia, ele disse que a arma disparou acidentalmente. Um rapaz também foi atingido e está internado.

Na praia de Iracema, em Fortaleza, banhistas se aglomeraram dentro d'água e na faixa de areia, o que é proibido. No calçadão, também muita gente sem máscara.

O maior parque de Curitiba, o Barigui, recebeu centenas de pessoas nesse domingo. O espaço está fechado por decreto municipal, mas os frequentadores não respeitaram.

O primeiro domingo com banho de mar liberado depois da quarentena inaugura a quinta fase de flexibilização no Rio. Ficar sentado ou deitado na areia ainda não pode e só estão liberadas as atividades esportivas individuais, mas teve gente que desrespeitou a regra para jogar vôlei, futevôlei, altinha. Neste domingo, vimos pouca ação da fiscalização. PORTAL G1

Compartilhar Conteúdo

444