Busque abaixo o que você precisa!

Regiões Norte e Nordeste concentram estados com tendência de queda nas mortes por Covid-19

Evelin Azevedo / O GLOBO

 

RIO — Os seis estados brasileiros que estão com tendência de queda de mortes pelo novo coronavírus estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte têm pelo menos 16% de redução em sua média móvel desta quarta-feira quando comparada com o cálculo de duas semanas atrás.

O Brasil, que registrou nesta noite uma média móvel de mortes de 1.052, segue com tendência de estabilidade.

ConsulteVeja aqui como está a situação do coronavírus no seu estado

A média móvel leva é um cálculo do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 13 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado por exemplo pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Leia mais: Com 65.339 casos em 24h, Brasil bate novo recorde de notificações de Covid-19, aponta consórcio de veículos de imprensa no boletim das 20h

O Brasil tem, neste momento, 12 estados com tendência de alta: Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Leia mais:Velocidade de transmissão de novos casos de coronavírus no Brasil está crescendo fora de controle

Já os com tendência de estabilidade são: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

De terça para quarta foram observadas duas mudanças nas tendências em dois estados. Roraima passou de queda para alta, e o Acre fez o caminho inverso, saindo da alta para queda. No entanto, em números absolutos, a variação da média móvel de mortes dos estados foi pequena: Roraima passou de 5 para 7 mortes, e Acre caiu de 5 pra 3 óbitos.

Compartilhar Conteúdo

444