Busque abaixo o que você precisa!

Maior superlua do ano ocorre nesta terça

Salvador Nogueira / FOLHA DE SP
 
SUPER LUA 2020

Fique de olho no céu (mas mantendo o isolamento, afinal, todo mundo tem janela) na virada desta terça (7) para quarta-feira. Vem aí a maior superlua do ano.

Superlua, claro, não é um termo técnico (e eu pessoalmente preferiria “luona”, “luazona” ou, meu favorito, “luão”). É só uma expressão que se tornou popular para designar a coincidência entre a fase cheia da Lua, em que seu lado voltado para a Terra está 100% iluminado, e seu perigeu, ponto de máxima aproximação da Terra, em sua órbita ligeiramente achatada.

Temos visto uma série de superluas ao longo dos últimos meses, mas a de abril será a maior do ano – apenas pouco mais de oito horas separam o perigeu, em que a Lua estará a 356.909 km da Terra, na tarde do dia 7, e a chegada da fase cheia (com a hemisfério lunar voltado para nós 100% iluminado pelo Sol), às 23h35 (de Brasília).

A distância média Terra-Lua é de 380 mil km, e no apogeu, o ponto mais afastado, ela chega a estar a mais de 405 mil km de distância. Quando a fase cheia vem durante o apogeu, temos uma minilua (“luazinha” ou “luinha”?).

Com céu limpo, nesta terça, você certamente notará o “holofote” no céu. Mas é importante dimensionar bem as expectativas: a diferença de tamanho aparente entre uma superlua (no perigeu) e uma minilua (no apogeu) é de apenas 15%. E a diferença entre as superluas é ainda menos significativa, realmente imperceptível. Não é por isso que o fenômeno vai deixar de ser bonito, contudo.

Um pouquinho de luz do luar nesses tempos sombrios não há de fazer mal aos combalidos habitantes da Terra…

Compartilhar Conteúdo

444