Busque abaixo o que você precisa!

Coronavírus não consegue se reproduzir em tapetes ou outras superfícies

Recebi uma mensagem de que foi constatado na Alemanha, que o tapete na porta de entrada pode ser um criadouro do vírus. Isso procede?

Diferentemente das bactérias, os vírus só conseguem se reproduzir dentro de uma célula viva.Por isso, não é verdade que o coronavírus, ou outros tipos de vírus, consigam se reproduzir e proliferar em qualquer tipo de superfície. A reportagem também não encontrou registros de que tenha ocorrido contaminação por tapetes na Alemanha.

Estudos feitos até o momento mostraram que o coronavírus consegue sobreviver durante horas em alguns tipos de superfícies. Apesar do comportamento do Sars-Cov-2 em tapetes não ter sido descrito, o professor do Instituto de Química da USP Reinaldo Bazito explica que é possível imaginar que nessa superfície o vírus tenha comportamento semelhante ao observado pelos cientistas sobre o papelão.

"São basicamente fibras de materiais naturais. O vírus pode permanecer ativo nessas superfícies, provavelmente, mas se as pessoas mantiverem a higiene básica de calçados ao entrar em casa e a higienização periódica dos tapetes, a princípio não deveria haver uma maior preocupação", diz.

Bazito conta que, em sua própria casa, tem adotado o procedimento de tirar os sapatos na porta e higienizar a sola com um pano do tipo perfex ou similar molhado com solução diluída de água sanitária com um pouco de detergente (1 xícara de café de água sanitária por litro de água).

O professor afirma ainda que é um exagero recomendar a substituição do capacho por panos molhados com água sanitária e que higienizar a sola dos sapatos já basta. "Isso é provavelmente contraproducente. O hipoclorito de sódio [princípio ativo da água sanitária] vai se degradando com o tempo. O pano ficaria sujo e a água sanitária iria progressivamente perdendo o efeito desinfectante".

Vale também a recomendação geral para evitar tocar o rosto após ter contato com superfícies e de trocar de roupa ao voltar pra casa, especialmente para quem pega transporte público e fica mais exposto ao contágio. (Géssica Brandino)

Eduardo Knapp/Folhapress
Capachos não são criadouro de vírus de nenhum tipo
Capachos não são criadouro de vírus de nenhum tipo

 

Compartilhar Conteúdo

444