Busque abaixo o que você precisa!

Fila para exames e escassez de kits para testes impedem saber número real de contaminados pelo novo coronavírus

Diante da escassez de testes, como podemos saber se estamos ou não com o vírus, se somos portadores assintomáticos ou se temos sintomas leves, uma vez que só testam os casos mais graves? Os países que conseguiram ter uma curva branda de infecções adotaram a massificação dos testes.

Segundo o Prof. Dr. Luiz Francisco Cardoso, cardiologista e coordenador do comitê de crise do Hospital Sírio-Libanês, o chamado tempo de incubação do vírus varia de 2 a 14 dias, o que significa que uma pessoa infectada -mesmo sem sintomas- pode transmitir o vírus para outras durante esse período.

O médico ressalta, no entanto, que não necessariamente os sintomas vão aparecer nesse período de incubação. Em pacientes sintomáticos, os primeiros sinais aparecem, em média, já entre o quarto ou quinto dias após o contágio.

Nesses casos, o paciente com suspeita que buscar por atendimento médico pode ser testado para o Sars-CoV-2 por meio do teste deRT-PCR.

Já em pacientes assintomáticos, a única maneira de descobrir se a pessoa está com Covid-19 é utilizandotestes em larga escala na população. Foi a medida adotada pela Coreia do Sul.

Estudo recente mostra que a transmissão do novo coronavírus na fase inicial é elevada, diferente de outros coronavírus, como o que causou a epidemia de Sars em 2003. Isso explicaria o número elevado de casos em todo o mundo em tão pouco tempo.

Por isso, medidas de contenção na fase inicial de contágio, como a identificação de todos os casos suspeitos, são a melhor maneira de evitar o crescimento exponencial.

O problema no Brasil e em diversos outros países -como os Estados Unidos e Reino Unido- é que não existem testes suficientes para a população, e há fila para resultados de pessoas que já morreram.

O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (24) ampliação no número de kits para testes, que chegaria a 22,9 milhões. A prioridade para os testes será dada a profissionais de saúde e pacientes com sintomas graves.

A indicação da OMS e do Ministério da Saúde, portanto, tem sido de pacientes com sintomas leves permanecerem em casa sob isolamento e evitarem o contato com outras pessoas.

Por isso, a recomendação no mundo todo tem sido adotar medidas de isolamento social e distanciamento, evitando assim a contaminação e ajudando no chamado achatamento da curva de evolução da Covid-19. (Ana Bottallo)

Carl de Souza - 11.mar.20/AFP
Profissional no laboratório da Fiocruz com amostras de muco para serem testadas para Covid-19
Profissional no laboratório da Fiocruz com amostras de muco para serem testadas para Covid-19

 

Compartilhar Conteúdo

444