Busque abaixo o que você precisa!

Como os militares se preparam para agir em caso de ‘indisciplina social’

MILITARES NA LIMPEZA

As imagens de militares trajando vestimentas de proteção máxima, escondidos sob máscaras contra gases e borrifando produtos químicos em ambientes públicos podem embutir certo exagero, mas carregam um importante simbolismo. “É uma guerra com um inimigo invisível e feroz”, resumiu o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Já há mais de 20 000 soldados atuando para ajudar nos planos de contenção da Covid-19. Além da descontaminação de rodoviárias, metrôs e hospitais, as Forças Armadas atuam na distribuição de medicamentos, no deslocamento de pacientes e na montagem de hospitais de campanha. Um centro de operações, com dez comandos espalhados pelo país, acompanha de perto as ações em todos os estados e municípios e mantém interlocução direta com prefeitos e governadores. Embora não pareça, essa, pode-se dizer, é a missão mais simples.

Longe do alcance dos olhos, os militares se preparam para atuar em outra frente, caso a propagação da doença descambe para situações extremadas impulsionadas pelo desemprego e pelo crescimento da pobreza. Por ordem do governo, as tropas estão aquarteladas. Num primeiro momento, a medida está sendo anunciada como uma forma de proteção contra o vírus. A razão de fundo, no entanto, é outra. Como ninguém sabe ao certo a dimensão dos efeitos que a doença pode provocar, principalmente na economia, as Forças Armadas temem o que chamam de “indisciplina social”. “A pessoa, quando chega a um determinado estágio de necessidade, não tem mais nada a perder. Ela vai saquear um mercado, vai assaltar, vai fazer o que for necessário. É uma coisa caótica, que foge ao controle das autoridades”, diz um oficial da cúpula do Exército.

DIRETAS E INDIRETAS – O ministro Fernando Azevedo e Silva e o general Eduardo Villas Bôas (à esq. na foto): “Ações extremadas podem gerar consequências imprevisíveis” Valter Campanato/Agência Brasil/Twitter

Num cenário assim, as Forças Armadas usariam a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), decretada pelo presidente da República, para levar as tropas às ruas — como aconteceu no ano passado na Amazônia, em meio aos incêndios na floresta, e mais recentemente no Ceará, com o motim de policiais. A medida, por ora, é vista apenas como uma indesejada contingência. Existe o receio de que haja distúrbios principalmente nas camadas mais pobres, as primeiras a sentir os efeitos do isolamento e do consequente agravamento da crise econômica. Além disso, há uma preocupação muito grande com reações como pânico, depressão, preconceito e violência — em Águas Lindas (GO), distante 60 quilômetros de Brasília, uma casa foi apedrejada depois de circular pelas redes sociais um áudio falso que dizia que a moradora estava infectada pelo coronavírus. Por tudo isso, cerca de 400 000 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram colocados de prontidão em todo o país.

Na última segunda-feira, 30, o ex­-comandante do Exército general Eduardo Villas Bôas recorreu a uma rede social para pedir a integração de esforços, ressaltar que “ações extremadas podem acarretar consequências imprevisíveis” e reforçar que essas ações poderão levar a “um preço elevado a ser pago pelos desassistidos e os que vivem na informalidade”. Era um claro pedido de equilíbrio, que rendeu ainda uma homenagem a Jair Bolsonaro: “Conheço o presidente e sei que ele não tem outra motivação que não o bem-estar do povo e o futuro do país”. Villas Bôas, que sofre de uma doença neurológica grave, é uma espécie de oráculo dos militares. No dia seguinte, a Ordem do Dia publicada pelo Ministério da Defesa sobre os 56 anos do golpe militar de 1964 exaltou a democracia, a “convivência coletiva civilizada” e ressaltou que hoje os “brasileiros vivem o pleno exercício da liberdade e podem continuar a fazer suas escolhas”. O texto não faz referência direta à crise provocada pelo coronavírus e também não fica claro se o ministro se refere ao atual contexto político, em que atitudes confusas e destemperadas do presidente geraram panelaços e até desengavetaram a palavra “impeachment” nas rodas políticas de Brasília.

Publicado em VEJA de 8 de abril de 2020, edição nº 2681

Compartilhar Conteúdo

444