Busque abaixo o que você precisa!

Coronavírus: Unicamp e Insper suspendem aulas; PUC e USP registram casos

SÃO PAULO - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão das aulas até 29 de março por causa da escalada do coronavírus no país. As aulas da graduação do Insper também foram canceladas nesta quinta-feira. A previsão de retorno é 23 de março.

Leia:  STF e TSE restringem presença de público nas sessões

Em comunicado divulgado hoje, a Unicamp diz que as aulas serão interrompidas a partir de amanhã. "Serão mantidas apenas as atividades essenciais, a serem definidas e informadas à comunidade pelo comitê de crise criado pela reitoria", informa a nota.

LEIA MAIS:
Em meio à pandemia, Brasil precisaria de 3.200 novos leitos de UTI no SUS

Ainda segundo a universidade, cada órgão da administração central deverá informar um plano de contingência ainda hoje. Todas as viagens de docentes e funcionários da Unicamp também estão suspensas até o fim do mês.

Apesar da suspensão nas aulas, explica o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, não há nenhum caso de coronavírus confirmado ou suspeito na universidade.

— É apenas uma medida de contenção para um momento de crise. Estamos evitando atividades presenciais ou que configuerem algum tipo de aglomeração — explica.

Segundo Knobel, as aulas com conteúdo mais teórico poderão ser atualizadas pelos professores à distância.

Segundo o Insper, além da suspensão das aulas para os cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva, foram cancelados eventos com mais de 50 pessoas. Não há informações sobre casos de coronavírus no Insper.

 

Coronavírus na USP

Na quarta-feura, o Conselho do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP também enviou comunicado aos alunos suspendendo todas as atividades após a confirmação de um caso de coronavírus na escola. No documento, a Universidade pede que a comunidade acadêmica "aguarde os devidos encaminhamentos". Não há informações sobre quando as aulas serão retomadas no departamento.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a USP diz que está "ciente da grave crise decorrente do avanço do coronavírus e está tomando as providência necessárias". Além disso, afirma que "não poupará esforços para o desenvolvimento de possíveis soluções para o combate à pandemia".

Dois casos na PUC-SP

No fim da tarde desta quinta-feira, a PUC-SP também confirmoi que dois estudantes apresentaram testes positivos para a Covid-19. Segundo a universidade, os alunos não frequentam a comunidade escolar desde 4 de março e estão em monitoramento pela Vigilância Sanitária em Saúde de São Paulo.

Ainda de acordo com a escola, as aulas não foram interrompidas, e a universidade está funcionando normalmente.

Aulas seguem na Unesp

Em nota, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou que não há caso confirmado de coronavírus na faculdade. Até o momento, esclarece, as atividades administrativas e acadêmicas serão mantidas.

No entanto, as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade estão temporariamente suspensas a partir de hoje. Ainda no comunicado, a Unesp pede que todas as reuniões presenciais sejam evitadas, "priorizando os encontros por videoconferência e outras formas de comunicação à distância."

O GLOBO

Compartilhar Conteúdo

444