Busque abaixo o que você precisa!

PT aciona PGR contra Heleno por fala sobre ‘chantagem’ do Congresso

Por Bela Megale / O GLOBO
general heleno

A bancada do PT na Câmara levou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação contra o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno, para que ele perca seu cargo. O argumento é que Heleno teria cometido crime de responsabilidade.

A ação, assinada pelos 53 deputados, solicita que a PGR investigue Heleno e aplique sanções a ele devido às declarações que deu, afirmando que o governo não deve ceder “às chantagens” do Congresso.

Na ocasião, o ministro também orientou o presidente Jair Bolsonaro a “convocar o povo às ruas”. A fala de Heleno referente à pressão do Congresso para derrubar os vetos de Bolsonaro ao orçamento impositivo e controlar parte dos recursos de 2020 foram reveladas pelo O GLOBO.

O partido também diz que as “graves acusações do general foram o ponto de partida para a convocação de manifestações de grupos radicais dentro e fora das Forças Armadas para subverter a ordem constitucional, contando com o apoio do Presidente da República”.

Os deputados pedem esclarecimentos de Heleno sobre quem são os parlamentares, bancadas ou partidos que estariam agindo, segundo sua fala, para “extorquir” o poder executivo e suas autoridades. Afirmam ainda que um ministro de Estado deve “se abster de adotar posturas belicosas, agressivas e em franco desrespeito aos demais poderes e à ordem constitucional, pois vulnera a dignidade, a honra e a probidade (decoro) do cargo”.

Compartilhar Conteúdo

444