Busque abaixo o que você precisa!

Submarino Riachuelo inicia testes de mar

Submarino Riachuelo inicia testes de mar

Em dezembro de 2018 o submarino Riachuelo, o primeiro construído pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), foi lançado ao mar no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O submarino é o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um nuclear  construídos pela Marinha por meio do Prosub. Agora começam os testes de mar,  programados para durarem até o primeiro semestre de 2020. O  comissionamento da belonave está previsto para o segundo semestre do mesmo ano.

imagem do submarino Riachuelo ainda no seco
O Riachuelo sendo batizado em dezembro de 2018. Imagem, José Dias/PR.

Conheça o submarino Riachuelo

O Riachuelo tem 72 metros de comprimento, seis metros de diâmetro e 1.870 toneladas. Com capacidade para 35 tripulantes, 70 dias de autonomia no mar e submergir até 300 metros. A construção do Riachuelo gerou 5 mil empregos diretos e 12,5 mil indiretos. Os submarinos não atômicos, de propulsão diesel-elétrica escolhidos são os franceses Scorpéne, de alta tecnologia. Mesmo com a crise econômica, a Marinha do Brasil, consegue, a duras penas, se modernizar.

Furtividade dos submarinos

O Estadão diz que “As características de furtividade, imprevisibilidade e poder de fogo – o Riachuelo lança torpedos pesados, dispara mísseis de longo alcance e faz a deposição de minas – são fundamentais nas ações de vigilância, patrulha e eventual ataque de interdição. Mesmo contra inimigos de maior porte, a efetividade é garantida pela habilidade. Há registros de vários “afundamentos” eletrônicos, durante exercícios, de porta-aviões nucleares americanos de 100 mil toneladas, “atacados” por pequenos submarinos diesel-elétricos (Saiba quais são os maiores e mais letais submarinos).”

infográfico do novo submarino Riachuleo
O Estadão publicou infográfico mostrando o novo submarino.

Submarino Riachuelo: por que a Marinha do Brasil os constrói?

Porque temos uma imensa Amazônia Azul, como os militares batizaram o espaço marítimo brasileiro. Ele guarda parte importante de nossas maiores riquezas, a fantástica biodiversidade animal e mineral de nossas águas territoriais. O site https://www.defesa.gov.br diz que, ” O objetivo dessa produção é proteger os 3,5 milhões de quilômetros quadrados de área marítima. E garantir a soberania brasileira no mar.” O jornal O Estado de S. Paulo, em editorial, dizia que “por essa imensa área, bem próxima do tamanho da Europa Ocidental, circulam 95% do comércio exterior brasileiro. Dela são extraídos 91% do petróleo e mais 73% do gás natural nacionais. Os principais cabos submarinos de comunicações estão assentados ali. É também nesta área que se desenvolvem as atividades pesqueiras. “Em síntese, é a parcela dos oceanos sobre a qual temos responsabilidades, direitos e deveres”, disse o comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Junior.

Humaitá, o segundo submarino da série

Em outubro de 2019, o segundo submarino da lista de produção, o Humaitá, teve cerimônia de junção das partes no Rio de Janeiro, prestigiada pelo presidente da República. Após a junção, o Humaitá passará mais um ano em fase de construção e aprimoramento de seu interior. Só no segundo semestre do ano que vem será lançado ao mar para a fase de testes. O Estadão disse que “A Marinha prevê o lançamento ao mar de um submarino convencional por ano. Após o Humaitá será a vez do Tonelero e, depois dele, do Angostura. Eles devem ser lançados em 2021 e 2022, respectivamente. Depois dos quatro convencionais, virá a construção do submarino à propulsão nuclear. Ele levará o nome de Álvaro Alberto, almirante brasileiro pioneiro na pesquisa do setor.”

imagem da junção do submarino Humaitá no estaleirohttps://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/juncao-1-300x200.jpg 300w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/juncao-1-768x511.jpg 768w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/juncao-1-640x426.jpg 640w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/juncao-1-980x653.jpg 980w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/juncao-1-600x400.jpg 600w" sizes="(max-width: 1000px) 100vw, 1000px" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; margin-bottom: 0px; width: 720px;">
Imagem, Estadão.

Especialista fala sobre o poder de fogo do Humaitá

Roberto Godoy, jornalista, especialista em armamentos.”O submarino S-41 Humaitá pode muito – além de capturar dados de inteligência, quando estiver operando vai disparar torpedos de 533 mm, lançar mísseis com alcance de 200 km, depositar minas e transportar times de forças especiais, combatentes de elite liberados debaixo d’água prontos para entrar em ação.”

imagem do submarino Humaitá no estaleirohttps://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/H-300x200.jpg 300w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/H-768x511.jpg 768w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/H-640x426.jpg 640w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/H-980x653.jpg 980w, https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2019/10/H-600x400.jpg 600w" sizes="(max-width: 1000px) 100vw, 1000px" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; margin-bottom: 0px; width: 720px;">
A junção das partes do Humaitá. Imagem, Estadão.

Amazônia Azul, um vasto potencial pouco conhecido no País

A Marinha do Brasil assim define a área: “A Amazônia Azul cobre uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados. Mas o país pleiteia na Organização das Nações Unidas (ONU) a ampliação dessas fronteiras para os limites da Plataforma Continental, o que deve elevar a área marítima para cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados – o equivalente à metade do território terrestre brasileiro.”

Vantagens e desvantagens da construção de submarinos e outras belonaves

Há quem diga que o País não deveria gastar ‘com estas coisas’. Mas a oitava economia mundial, é ‘dona’ de um gigantesco espaço marítimo no Atlântico Sul. E tem o dever e a obrigação de proteger este espaço. São questões discutidas em tratados internacionais. Ou o País toma conta de sua área, ou corre o risco de perdê-la em fóruns mundiais. A geopolítica do Atlântico Sul é real, e parte significativa dela está sob nossa jurisdição. Ou assumimos que somos capazes de cuidar do que é nosso, ou pode acontecer  como aconteceu com a Argentina, que perdeu a posse das ilhas Falklands/Malvinas. A história é implacável.

Conheça o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub)

De acordo com o site da Marinha do Brasil, “Nascido com um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França, em 2008, o programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino com propulsão nuclear. O Prosub vai dotar a indústria brasileira da defesa com tecnologia nuclear de ponta. Além dos cinco submarinos, o PROSUB estabelece a construção de um complexo de infraestrutura naval, que engloba o Estaleiro e a Base Naval (EBN) e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no município fluminense de Itaguaí. As inaugurações da UFEM e do Prédio Principal do Estaleiro de Construção representam a conclusão das duas primeiras etapas de construção desse complexo e os primeiros passos dessa grande conquista da defesa nacional.”

Os custos do Prosub

OESP: “Custa caro. Até 2029 serão investidos R$ 37 bilhões. O projeto envolve a implantação de um estaleiro, de uma nova base e de instalações de apoio em Itaguaí, no litoral sul do Rio de Janeiro.” Mas atenção, haverá transferência de tecnologia, o que é essencial para o Brasil. OESP: “A transferência do conhecimento avançado é assegurada no contrato. No fim do ano o investimento acumulado desde 2008 chegará a R$ 17 bilhões. Estão sendo produzidos no complexo e estarão todos prontos até 2022. O modelo nuclear, de 6 mil toneladas, será entregue em 2029. O consórcio é formado pelo Naval Group, da França, pela Odebrecht Defesa e Tecnologia e pela Marinha.”

Assista ao vídeo do Submarino Riachuelo e o Prosub e saiba mais

 

Imagem de abertura: José Dias/PR

 

Exploração oceânica ou espacial, o que fazer?

 

Compartilhar Conteúdo

444