Busque abaixo o que você precisa!

Maior hospital público do Pará vai atender 3,5 milhões de usuários; CNM destaca importância da estrutura

19092019 Hospital Abelardo ParáCidadãos do Município de Belém e de Municípios vizinhos que buscam assistência na área da saúde na capital paraense terão um novo hospital que foi inaugurado nesta quinta-feira, 19 de setembro, data em que também é celebrada os 31 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura é considerada a maior unidade de saúde pública do estado e pretende oferecer serviços de média e alta complexidade à população das regiões metropolitanas e aos estados próximos, alcançando aproximadamente 3,5 milhões de usuários.

Com área construída em 28 mil metros quadrados, o Hospital Regional Doutor Abelardo Santos possui estrutura com 269 leitos. Dentre eles, pediátricos, neonatais e adultos, bem como leitos de unidade de cuidados intermediários neonatal. O funcionamento dessa unidade de saúde será dividido em três fases. A primeira vai atender urgência e emergência em pediatria e clínicas cirúrgicas e médicas, referenciadas por outros serviços de saúde - Prontos-Socorros e Unidades de Pronto Atendimento – (Upas).

Na segunda fase, mais serviços serão incorporados ao atendimento como raios-x, tomografia, mamografia, ultrassom e exames laboratoriais, consultas eletivas em pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia para pacientes externos regulados pela Central Estadual. A última fase vai contar com a ampliação de mais 100 leitos para as especialidades de reumatologia, hematologia, gastroenterologia, neurocirurgia e cirurgia angiovascular.

O início do atendimento em nefrologia vai contar com 25 máquinas de hemodiálise, com capacidade para 150 pacientes em três turnos, além de suporte hospitalar 24h para intercorrências de pacientes renais crônicos. Ao mesmo tempo, passa a ser oferecido os serviços de urologia clínica e cirúrgica. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera que o hospital representa um presente para a população da região e para o SUS.

A entidade lembra que a estrutura inaugurada hoje vai contar com serviços especializados e deve reduzir o referenciamento para outros estados ou regiões. Uma unidade com tamanha complexidade assistencial mostra a capacidade e a abrangência de atendimentos do SUS e organização do estado. Entretanto, a CNM reforça a ideia de fortalecer a atenção básica e promover a saúde preventiva como forma de evitar o referenciamento negligenciado, ocasionado pela incapacidade de assistência da atenção básica. Todas essas orientações, na avaliação da Confederação, são necessárias para que esse grande hospital não sofra como tantos outros com a superlotação e não tenha sua capacidade de atendimento comprometida, o que inviabilizaria o atendimento adequado e de qualidade.

Foto: Secretaria de Saúde do Estado do Pará


Da Agência CNM de Notícias

Compartilhar Conteúdo

444