Busque abaixo o que você precisa!

Ministro da Saúde é recebido com vaias durante conferência nacional em Brasília

BRASÍLIA - O ministro da Saúde,Luiz Henrique Mandetta , foi vaiado pela grande maioria dos presentes durante a abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde , em Brasília, neste domingo. Ele é um dos convidados do evento, que é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS),vinculado ao ministério.

 

A vaia a Mandetta começou logo após ele ser chamado para compor a mesa de abertura do evento. Durante a vaia, Mandetta se manteve calado e apenas acenou à multidão. 

Confira no vídeo abaixo:

 

Da plateia, parte do público repetia palavras de ordem contra o presidente Jair Bolsonaro. A vaia a Mandetta era aguardada por muitos dos participantes da conferência, que congrega movimentos sociais contrários à política de saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro(PSL). Uma das reclamações dos participantes é de que cortes orçamentários determinados pelo governo federal estão afetando o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

Antes de subir ao palco, Mandetta foi recebido com abraços por alguns dos presentes e posou para fotos com simpatizantes. Mesmo durante a vaia, foi possível ver alguns poucos aplausos.

'Uma beleza'

Mandetta foi vaiado novamente ao ser chamado para discursar. Em sua fala, ele tentou evitar os apupos e defendeu que o Brasil investisse na pesquisa para tratamentos de doenças como a Chagas. No final, porém, provocou parte da plateia fazendo uma citação a escândalos de corrupção em governos anteriores. Ele lembrou que a maior parte dos presentes havia viajado com recursos públicos para estar na conferência e disse que quem não usasse verbas públicas da forma correta teria o mesmo destino dos presos na Operação Lava-Jato.

- E quem não faz bom uso de coisa pública, que sejam recebidos na suíte imperial de Curitiba - disse o ministro.

Ao final do evento, Mandetta foi cercado por simpatizantes e também por manifestantes - que reagiam aos gritos de "fascista" e "eu não sou otário, fora Mandetta e Bolsonaro". Perguntado sobre as vaias, Mandetta repetiu duas vezes a frase "uma beleza" enquanto deixava o local, escoltado por seguranças e assessores.

- É normal, é normal. As conferências são assim - resumiu Mandetta.

Na última semana, o governo federal lançou o programa Médicos pelo Brasil , substituto do Mais Médicos. O presidente Jair Bolsonaro creditou o formato do programa a Mandetta. Além de não incluir profissionais cubanos em um primeiro momento, o Médicos pelo Brasil se diferencia do programa anterior por alterar a dinâmica de repasses de valores para municípios. Além disso, os médicos serão contratados via CLT, através de um processo seletivo.O GLOBO

Compartilhar Conteúdo

444