Busque abaixo o que você precisa!

EMATERCE Frecheirinha realiza prática de ensilagem em propriedade rural do município

Na última quinta-feira (06/06), aconteceu em Frecheirinha um dia especial abordando a prática de ensilagem utilizando o modelo cincho, seguindo o cronograma de ações realizadas pelo Escritório Local da EMATERCE em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha. Este foi um momento relevante no desenvolvimento tecnológico dos produtores rurais, tendo em vista a oportunidade de conhecer e introduzir meios produtivos eficientes em seus sistemas produtivos e com isso reduzir o setor mais oneroso dentro da fazenda, que é o manejo alimentar do rebanho.

Tal prática foi realizada na comunidade Campestre localizada na zona rural de Frecheirinha na propriedade do Sr. Francisco Manoel de Aguiar, sendo apresentado todo o processo de ensilagem utilizando um silo modelo cincho. Aproveitando a disponibilidade de pasto na propriedade foi utilizado um mix de forrageiras (capim elefante, leucena e cana-de-açúcar) as quais foram cortadas e picotadas momentos antes e logo depois levadas até o cincho para enchimento e compactação do material com o objetivo de retirar todo o oxigênio presente e com isso favorecer o processo de anaerobiose após o fechamento do silo com lona dupla face de 200 micras.
O responsável técnico pela EMATERCE local, o Zootecnista Caio Vasconcelos, conduziu o processo e argumentou sobre as melhorias alimentares que irão ocorrer nas atividades produtivas com a aquisição de um equipamento como este que foi utilizado. “Na prática realizada, devido a disponibilidade de forragem, conseguimos produzir cerca de 2,4 toneladas em uma dimensão de 0,85m por 2,5m. O produtor e os manejadores se mostraram um tanto desconfiados em relação à tecnologia, mas quando visualizaram a subida do cincho, à medida que ocorria a compactação eles começaram a se animar e elogiar o processo”, declarou Caio Vasconcelos.
Ainda de acordo com Caio, estimular os produtores rurais a adquirir novas tecnologias e equipamentos irá promover um maior desenvolvimento das atividades produtivas, levando os produtores rurais a níveis produtivos diferenciados. 
Estiveram também presentes, os Técnicos Agropecuários da Secretaria de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha Marcelo Silva, Roberto Coelho e José Ivo, além de alguns pecuaristas do município curiosos em conhecer a tecnologia.

Compartilhar Conteúdo

444