Busque abaixo o que você precisa!

Apex diz ter notificado ex-diretora para esclarecer mensagem sobre corrupção na agência

Por Mateus Rodrigues, TV Globo — Brasília

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) informou nesta sexta-feira (10) ter enviado notificação extrajudicial à ex-diretora Letícia Catelani para que ela esclareça uma mensagem sobre supostos atos de corrupção no órgão.

Letícia chefiava a diretoria de Negócios e foi demitida no começo desta semana, quando o novo presidente da Apex, Sergio Ricardo Segovia Barbosa, tomou posse.

Após ter deixado o cargo, Letícia afirmou em uma rede social que pagou o "preço" por ter combatido corrupção na agência e ter "fechado torneiras".

 

"Combati incansavelmente a corrupção e fechei as torneiras que a alimentavam. Estou pagando o preço. Sofri pressão de dentro do governo pela manutenção de contratos espúrios, além de ameaças e difamações. Não me intimidei! Gratidão pelo apoio e o movimento #somostodosleticia", publicou a ex-diretora.

"A Apex-Brasil informa que, diante das declarações veiculadas pela ex-diretora Letícia Catelani na imprensa e redes sociais sobre supostos atos de 'corrupção' e a existência de 'contratos espúrios' na Apex-Brasil, encaminhou Notificação Extrajudicial para a ex-diretora para que, no prazo impreterível de 72 (setenta e duas) horas do recebimento, explicite e apresente elementos probatórios", informou a agência em nota.

G1 tentava localizar Letícia Catelani até a última atualização desta reportagem.

Além dela, o diretor de Gestão Corporativa, Márcio Coimbra, também foi demitido nesta semana.

O ex-presidente da Apex Mario Villalva, que deixou o cargo em abril, afirmou que havia sido alvo de "sabotagem" por parte dos dois diretores e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A Apex era vinculada ao extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), mas passou a ser subordinada ao Itamaraty no início do governo Jair Bolsonaro.

Íntegra

Leia a íntegra da nota da Apex:

A Apex-Brasil informa que, diante das declarações veiculadas pela ex-Diretora Letícia Catelani na imprensa e redes sociais sobre supostos atos de “corrupção” e a existência de “contratos espúrios” na Apex-Brasil, encaminhou Notificação Extrajudicial para a ex-Diretora para que, no prazo impreterível de 72 (setenta e duas) horas do recebimento, explicite e apresente elementos probatórios, de forma transparente e cristalina, acerca dos atos e contratos objeto de suas declarações, visto que é de fundamental interesse da Administração desta Agência que as informações sejam detalhadas com transparência para que, eventualmente se confirmando a veracidade, sejam imediatamente adotadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Compartilhar Conteúdo

444