Para maioria, Lula foi beneficiado em casos de triplex e sítio, diz Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27) no jornal “Folha de S.Paulo” indica que 58% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado por empreiteiras na construção e reforma de um apartamento triplex no litoral de São Paulo e na reforma de um sítio em Atibaia (SP), utilizado por Lula. O Datafolha ouviu 2.768 pessoas em 171 municípios de todo o país nos dias 24 e 25 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. As somas podem passar ou ficar abaixo dos 100% por conta de arredondamentos.
Sobre a construção e reforma do triplex, os entrevistados foram perguntados sobre se no caso do triplex, Lula foi beneficiado por construtoras. A pesquisa teve os seguintes percentuais:
- Sim e, em troca, ajudou essas empresas: 58%
- Sim, mas sem retribuir favores: 2%
- Sim, mas não sabe se deu algo em troca: 2%
- Não: 13%
- Não sabe: 25%
Sítio em Atibaia
Da mesma forma, o instituto perguntou aos entrevistados sobre se Lula foi beneficiado por construtoras na reforma de um sítio em Atibaia, utilizado por ele e por familiares. A propriedade passou por uma reforma no fim de 2011, e a suspeita dos investigadores é de que a obra tenha sido paga por duas construtoras envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras.
A pesquisa teve os seguintes percentuais:
- Sim e, em troca, ajudou essas empresas: 55%
- Sim, mas sem retribuir favores: 1%
- Sim, mas não sabe se deu algo em troca: 1%
- Não: 13%
- Não sabe: 29%
Melhor presidente
Apesar de apontarem que Lula se beneficiou de construtoras investigadas pela Operação Lava Jato, ele segue sendo o presidente citado espontaneamente como o melhor da história do país, segundo o Datafolha. Na pesquisa, o petista foi citado como o melhor presidente por 37% dos entrevistados, seguido por Fernando Henrique Cardoso (15%).
- Lula: 37%
- Fernando Henrique Cardoso: 15%
- Getúlio Vargas: 6%
- Juscelino Kubitschek: 5%
Governo com mais corrupção
Os entrevistados também foram questionados pelo instituto sobre qual gestão teve o maior número de casos de corrupção. Para 34%, o governo da presidente Dilma Rousseff é o que mais teve casos de corrupção.
- Dilma Rousseff: 34%
- Lula: 20%
- Fernando Collor: 20%
- FHC: 7%