Busque abaixo o que você precisa!

SEMANA EM REVISTA - JOMAR CAMPOS

RECUPERAR O TEMPO PERDIDO

+++ O senador Tasso Jereissati, um dos mais felizes com o desfecho da eleição para presidente do Senado, afirma ser hora de se recuperar o tempo perdido na Câmara Alta. Ou seja, depois das agitações do pleito, é preciso reiniciar a luta por uma pauta realmente construtiva pela qual o país tanto cobra e necessita. “Ainda permanecemos patinando sobre problemas herdados causa da irresponsabilidade fiscal praticada por governos populistas e demagógicos, apoiados por um sistema jurídico cujas únicas prioridades estavam na conquista de vantagens pessoais via corrupção”.

                                               .oOo.

CORROENDO SALÁRIOS

+++ Em mais um pronunciamento em que se desfaz em críticas aos governantes no poder, o deputado Heitor Férrer (PSB) volta suas baterias contra a política econômica praticada pelo governo da união, principalmente nas últimas duas décadas. Para Heitor, não existe hipocrisia maior, na verdade, desonestidade, do que uma empresa estatal ficar controlando propositadamente os níveis de inflação, com o objetivo de corroer os salários dos mais pobres. “Em 2017, por exemplo – diz ele – enquanto a inflação foi de apenas 2,5% a CAGECE deu aumento de 17%.

                                               .oOo.

MENOS PRIVILÉGIOS

+++ Na sessão de 5ª-feira, da Assembléia Legislativa, o “enfant terrible” André Fernandes (PSL) ao pronunciar diatribes contra a classe dos parlamentares estaduais do Ceará, andou se perdendo ao falar em aposentadorias ilícitas. Por coincidência, o ministro da Economia Paulo Guedes, em entrevista, fez grave advertência: a partir de agora todo político terá que se aposentar sem nenhum privilégio, igual a qualquer outro brasileiro. “Se a população tivesse conhecimento de que são os mais pobres que financiam aposentadorias milionárias a revolta seria grande”.

                                               .oOo.

REMÉDIO AMARGO

+++ Nesta semana, uma notícia veio a trazer muitas preocupações para os servidores públicos de vários estados. Trata-se de um documento enviado por Secretários da Fazenda de nove estados ao ministro Dias Tóffoli, presidente do STF, no sentido de que ele restabeleça medida que permite ao Poder Executivo Estadual estabelecer a redução de jornadas de trabalho e, conseqüentemente, de salários de servidores. O pedido foi do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul. A surpresa foi a entrada do Ceará em meio a estados à beira da falência

                                               .oOo.

PT, SÓ O DE CAMILO

+++ Não parece que o PT da deputada Luizianne Lins vá conseguir avançar muito nos espaços onde predomina a força do petista Camilo Santana. Primeiro, tentou-se a primeira vice-presidência da Mesa presidida pelo deputado José Sarto, para o deputado luiziannista-lulista Moisés Braz. Deu Fernando Santana, do PT de Camilo. Agora, especulou-se o nome de Elmano Freitas, daquela ala, para a liderança do governo. Também não colou, e ele deverá ficar com a liderança dos quatro petistas da AL-CE.    

FORÇA NÃO SAI AGORA

+++ A força Nacional, conforme fez questão de assegurar o Ministro da Justiça e da Cidadania Sérgio Moro, não deverá sair agora do estado do Ceará, embora a situação esteja praticamente controlada em relação aos atos dos criminosos. Para ele, o ideal é que os militares permaneçam no mínimo por mais 30 dias. O Secretário Nacional de Segurança, general Theóphilo queria a saída gradual. Para o governador Camilo, a demora da Força Nacional aqui será mais simbólica, e para reforçar a confiança do povo.  

                                               .oOo.

GRATIDÃO E REFORMA

+++ O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente reeleito da Câmara dos Deputados, esteve em Fortaleza, quando se reuniu com o governador Camilo Santana. Conforme ele transmitiu à imprensa política, o seu encontro com o governante cearense teve dois motivos: primeiro, agradecer pelo apoio dele para a sua reeleição; segundo, uma troca de idéias no sentido de assegurar o apoio da bancada federal cearense à urgente reforma da Previdência. Rodrigo Maia fará o mesmo em todos os estados, a começar pelo Nordeste, onde a esquerda, que é contra a reforma, venceu.                                               .oOo.

MAIS SEGURANÇA NAS CIDADES

+++ Tem sido motivo de muitos elogios a decisão do Governo do Estado, de atender aos apelos de vários municípios pela presença de mais unidades do RAIO. Antes, a presença dessas forças repressoras do crime foi direcionada apenas para os municípios com mais de 50 mil habitantes. Com a ampliação dessas unidades para municípios com mais de 30 mil habitantes, foram beneficiados mais 18 municípios, o que dará mais tranqüilidade para cerca de 800 mil pessoas. Para o deputado Salmito Filho (PDT), a tendência é que o RAIO seja estendido a todos os 184 municípios. Talvez, se possível, dizemos nós, com unidades menores.

                                               .oOo

FRONTEIRAS MAIS FECHADAS

+++ Para o deputado Walter Cavalcante, é preciso unificar todas as forças políticas do estado do Ceará com o objetivo de combater o tráfico de drogas e suas conseqüências. Só que, na ótica dele, o estado vai necessitar de todo o apoio do governo da União no sentido de fechar as nossas fronteiras interestaduais. Conforme observa Walter, se o nosso estado não fabrica armas, nem cultiva maconha e coca, o único jeito de “quebrar as pernas” do tráfico, é impedir que as drogas entrem no nosso estado.

                                               .oOo.

CAMILO, DEPUTADO E PROFESSOR

+++ Na condição de mestre universitário, o deputado Salmito Filho (PDT), em sua estréia na tribuna da Assembléia Legislativa, fugiu às lengalengas dos agradecimentos por votos, assim como por ameaças de denúncias, preferiu fazer uma quase palestra sobre a antropologia do povo cearense. Para isso apoiou-se em vários grandes mestres, como Celso Furtado e Parsifal Barroso, autores de magistrais obras sobre a origem do povo do Ceará. Para Salmito, traçar as diretrizes do seu mandato, “tornou-se obrigatório conhecer a gênese da sociedade que desejamos ver crescer”.

    

        Dentro e apenas alguns dias, ainda neste mês, os leitores do Ceará e do país deverá ter a chance de ter em mãos e entrar em contado com uma das obras mais arrojadas já produzidas por um autor cearense, e que promete ser consagrada nacionalmente. Trata-se do livro “Onde Jesus estava dos 13 aos 30 anos”, de autoria do escritor, historiador e pesquisador da História, Jeovah Mendes, que tem primoroso prefácio do advogado, jornalista e radialista Cid Saboya de Carvalho, e prefácio do sacerdote e teólogo, Padre Antonio Furtado. É a obra que faltava, e que virá enriquecer os conhecimentos sobre Jesus, o Filho de Deus.

        Autor de dezenas de livros em que mergulha a fundo na vida de imperadores, faraós, ditadores cruéis, grandes construtores da Humanidade, heróis e vilões de todos os séculos, Jeovah exibe um trabalho que se destaca por um incontestável talento para pesquisar, sem medir sacrifícios e distâncias, como ocorreu para a elaboração deste magnífico livro. Com uma audácia de cearense que não teme desafios, o autor aprofunda-se em um dos maiores mistérios, mesmo para os mais dedicados cristãos, de quaisquer confissões, ou seja, o período da adolescência e da juventude da figura maravilhosa de Jesus Cristo.

        Para chegar à conclusão dessa obra, não se fugiu a pesquisar, “in loco”, nas cidades onde Jesus viveu e andou, assim como em 15 obras nos mais variados idiomas, desde a época de Jesus até os dias atuais. Para maior autenticidade dos fatos narrados, ele esteve nos mais importantes locais onde se encontram documentos dos mais antigos sobre os costumes da época de Jesus. Desse modo, e tendo em mãos um livro dessa importância, aqueles que crêem e adoram o Filho de Deus, e fruto da Bem-Aventurada Maria Santíssima poderão se deliciar com as maravilhas da vida do nosso Salvador.

Como, para o senador mal-amado Renan Calheiros, desgraça pouca é “tiquinho”, o MDB dele não terá, na nova Mesa Diretora do Senado vagas, nem de vogal. Sendo assim, conforme está acertado, a Primeira-Secretaria ficará mesmo para o senador Anastasia (PSDB-MG), devendo ficar para o senador Tasso Jeireissati (PSDB) a Comissão de Assuntos Econômicos, que ele já dirigiu e que conhece como poucos naquele parlamento. A 2ª-Secretaria será de Flávio Bolsonaro, sob muitos protestos. A referida vaga deveria ser para o senador Reguffe, um dos articuladores da vitória de Alcolumbre.

Em seu retorno à Câmara dos Deputados, o deputado Roberto Pessoa já mostra que está ali para trabalhar5. Enquanto AM maioria dos colegas se limitam a trocar agrados, ela parte para a luta, e já apresentou Projeto de Lei através do qual pretende cobrar mais transparência nas ações do Poder Judiciário, principalmente no que se refere às estatísticas sobre a quantidade de crimes devidamente esclarecidos e punidos. Isso po0rque, conforme denuncia Pessoa, essa falta de informações estatísticas prejudica ao trabalho a Comissão de Segurança Pública da Câmara e da CCJ do Senado.

Uma das mais auspiciosas notícias da semana, em se tratando do sistema penitenciário do Ceará, dá conta de que estão adiantadas as medidas no sentido da instalação de empresas nos presídios, para dar trabalho decente aos que ali se encontram cumprindo penas. De início, cinco prestigiosas empresas – Mallory, Colmeia, Ypióca, Fivel Tech e Laminadoras Vale do Jaguaribe já se apresentaram para participar desse programa salvador. O processo, a partir de agora inclui três etapas: remuneração, aperfeiçoamento, e contratação de detento, cujos pagamentos serão para sustento de suas famílias.

Dando sequência a seus atos criminosos, que tanto prejudicam toda a população do estado do Ceará, um bando de malfeitores destruiu na cidade do Cariré a agência do Banco do Brasil, deixando 20 mil habitantes sem serviços bancários. Trata-se de uma covarde agressão à cidade, a explosão de uma instituição tão cara àquela gente. A agência onde funcionava o BB foi originalmente do BEC, conseguida pelo então deputado Felinto Elísio Aguiar, cujo genitor, e também ex-deputado e prefeito da cidade, Elísio Aguiar, havia doado o terreno. Urge que seja reconstruída e volte a funcionar.

BOA PROPOSTA – O Centro de Formação Olímpica, uma das mais bem intencionadas, mas, inclusive uma das mais caras do governo de Cid Gomes, continua com pouca utilização. Com a reabertura dos trabalhos da AL-CE, cresce, naquela Casa movimento, que tem o apoio de todos os parlamentares, no sentido de que aquelas instalações passem a ser realmente utilizadas para afastar do crime milhares de adolescentes e jovens. Deputados como Heitor Férrer (PSB) e Salmito Filho (PDT), entre outros defendem que haja uma solução para dar finalidade realmente útil para o belíssimo equipamento.

Na Assembléia Legislativa, o deputado Leonardo Pinheiro (PP), apresentou projeto que se refere a um dos maiores problemas que a ciência e a tecnologia terminaram trazendo para a sociedade brasileira e, por extensão, do Ceará. Trata-se de proposta para a criação de uma Delegacia Especial para Crimes Cibernéticos, que têm ocorrido de forma crescente. Com a matéria, a Delegacia tratará de investigar e fiscalizar o uso indevido da Internet, não só para a divulgação de “fake news” para prejudicar pessoas e instituição, principalmente no campo da política.

MENINO RENITENTE

+++ Se a AL-CE não endurecer, através do seu Regimento Interno ou, até através do Conselho de ética em relação ao jovem deputado André Fernandes (PSL) ele terminará transformando o Plenário daquela Casa numa loja de louça invadida por macaco. No seu pronunciamento nesta quinta-feira, o menino renitente já acionou a metralhadora giratória, atirando para todos os lados, inclusive insinuando negociatas por parlamentares. Mas quem primeiro partiu pra cima dele foi a deputada Dra. Silvana que, como ele, é também evangélica, que lhe cobrou mais respeito com os colegas, seguida de outros parlamentares, como Fernando Hugo (PP). Os demais deputados, mesmo destacando ter o deputado apenas um pouco mais de 20 anos, advertem: não é motivo para tanto “espalha brasa”.

                                               .oOo.

PAPEIS EQUIVOCADOS

+++ No seu primeiro pronunciamento na Assembléia Legislativa, o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, deputado Salmito Filho (PDT0 fez uma série de advertências que deveriam ser adot5adas por grande parte dos demais parlamentares estaduais. Para ele, independentemente de partido, coligação e tendência ideológica, nenhum representante do povo na AL-CE deve ser representante apenas de suas cidades de nascimento, ou região onde tenha sido eleito. Na sua maneira de ver essa condição de porta-vozes da sociedade, cada deputado deve assumir o compromisso de defender e de apoiar os projetos eu sejam para o bem de todo o Ceará.

                                               .oOo.

A AL-CE E A SEGURANÇA

+++ Na Assembléia Legislativa, o deputado Vitor Valim proferiu muitos elogios à atuação do titular da Secretaria de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque o qual a seu ver, terminou se destacando como principal responsável pela redução dos ataques dos bandidos em todo o estado, aliviando o clima de terrorismo em que o crime organizado mergulhou a população cearense. Por outro lado, Valim chama à atenção dos deputados no sentido de que o tema Segurança Pública não seja tratado apenas em momentos de crise e de ameaças, como o Ceará viveu. Uma das medidas a serem tomadas pela AL-Ce, a seu ver, deve ser uma nova CPI do Narcotráfico, que não para de atuar em todo o estado.

                                               .oOo.

OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO

+++ Sem nenhuma preocupação por ser acusados de favorecer a espionagem do governo chinês, dirigentes e executivos da gigantesca empresa de tecnologia de fibra ótica Huawey da China anunciam a sua intenção de instalarem em Fortaleza uma importante Data Center. O objetivo, segundo eles apregoam é levar a tecnologia chinesa a todos os países da América Latina. Isso ocorrendo, Fortaleza poderá contar com mais uma grande empresa estrangeira geradora de renda e de empregos. Para se ter idéia da força da Huawey, esta atua na Europa com mais de 180 mil funcionários, e com poder de faturamento em torno de US4 92,5 bilhões.

FORTALEZA, SUCESSÃO 2020 JÁ CRIA DÚVIDAS

+++ Embora ainda estejamos a dois anos do pleito sucessório municipal de Fortaleza, já ferve, e muito, a onda de especulações e de indagações no que diz respeito de como a aliança entre o PDT do grupo dos Ferreira Gomes vai se comportar em relação ao PT do governador Camilo Santana. Isto, diante da febril atividade dos dirigentes e membros do PT de Fortaleza, que não abrem mão de ter candidato. A curiosidade é como fica o governador, diante das evidências de que a indicação do candidato à prefeito terá que inevitavelmente passar por Ciro, Cid e irmãos, e pelo prefeito Roberto Cláudio, que, ao que se sabe não admite ser sucedido por um petista. Tanto pedetistas, quanto petistas sabem que qualquer divisionismo entrega a Prefeitura ao deputado Capitão Wagner.

                                               .oOo.

TAREFA DE MAURINHO

+++ Está se tornando cada vez mais importante o papel do deputado Mauro Filho (PDT), por conta da sua condição de coordenador do Plano Econômico de Ciro Gomes, quando candidato a presidente. Agora, o seu papel cresce no que concerne á coordenação das propostas de Ciro para a reforma da Previdência, projeto crucial, não só para o governo do presidente Bolsonaro, como também para o equilíbrio financeiro do país. Maurinho, inclusive, já coordenou encontro com Secretários de Fazenda dos estados e Auditores Fiscais. Segundo comentam os jornalistas Ricardo Noblat, Globo; e Merval Pereira, Mauro Filho poderá também der atuação importante numa difícil, mas possível aproximação de Ciro Gomes em relação a Bolsonaro.

                                               .oOo.

SENADO – DESMONTE DO MDB

+++ Em política, nada é permanente, e tudo pode mudar da água para o vinho, ao sabor da dinâmica dessa atividade. Quem acompanhou as atividades do Senado nos tempos áureos do PMDB, hoje MDB, sabe que esse partido dominava quase todos os 3 mil cargos de confiança ali existentes. O principal “dono” desse acervo de bondades distribuídas entre protegidos era o senador Renan Calheiros. O novo presidente, Davi Alcalumbre, que terá para seu controle apenas 20 funcionários, e todos concursados, vai promover um desarrume no ninho de empregos à disposição do MDB. Além disso, o Plenário o do Senado deverá decidir sobre centenas de funcionários alvos de investigações da parte da Procuradoria Geral da República por ilicitudes.

.                                              .oOo.

TODOS EM CIMA DA CAGECE

+++ A CAGECE, em sua precipitada decisão de “presentear”, em pleno Ano Novo, os cearenses consumidores de água com um aumento de 15,86% as tarifas desse líquido, conseguiu a façanha de ter contra ela todos os segmentos da sociedade do estado. Depois da Câmara Municipal de Fortaleza, AL-CE, Ministério Público Estadual, chegou a vez de a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, entrar em cena. NO caso da AOB, a sua atuação não se limitará a entrar com uma ação Pública junto a Justiça para barrar essa pretensão daquela entidade. Para melhor fortalecer a luta contra a medida, haverá, no dia 12, na sede da Ordem uma audiência da qual deverão participar todas as entidades representativas do povo, que deverá atacar em bloco a ação da CAGECE.  

                                               .oOo.

CONFIANÇA E ADVERTÊNCIA

+++ Em sua primeira visita à Assembléia Legislativa, sua antiga Casa após ser eleito para a Câmara dos Deputados, o Capitão Wagner, conversando com a imprensa, expressou a sua confiança na aprovação da Reforma da Previdência, embora destacando a necessidade de se cobrar mais dos que ganham mais e menos dos que ganham menos. Ao mesmo tempo, ele falou do seu esforço no sentido de mudar o comportamento de muitos dos deputados federais, não só do Ceará como de todo o país. Para ele, trata-se de um erro grosseiro e prejudicial parlamentares federais deixarem a missão da dar assistência aos municípios, apenas para os deputados estaduais. Além do mais, ele defende que a bancada federal, em vez de se reunir apenas em Brasília, faça isso também na capital e interior do estado.

                                               .oOo.

TEMOR CHEGOU AQUI

+++ Naquela de “colocar tranca depois do ladrão roubar”, entidades como a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará - SEMACE, e Conselho Estadual do Meio Ambiente, resolveram promover uma importante reunião tendo como objetivo tomar conhecimento da situação de segurança das barragens públicas e privadas do estado. Conforme tem sido registrado pela imprensa, já se sabe que algumas delas apresentam problemas, como em Icó e Planalto Ibiapaba. O alvo da reunião é saber se esse setor está sendo realmente bem fiscalizado, para impedir o terror de outros Brumadinhos e Marianas.

                                               .oOo.

MISSÃO PARA CEARENSES

+++ EM Brasília, os deputados cearenses Mauro Filho (PDT) idealizador e coordenador do projeto econômico do ex-candidato Ciro Gomes, e Domingos Neto, coordenador da bancada federal do Ceará, estiveram reunidos com membros da Diretoria do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e Distrito Federal, de quem receberam importante tarefa, que é a de apresentar e defender propostas dessa instituição, a serem inclusas no projeto de Reforma da Previdência, a ser apresentado pelo presidente Bolsonaro. Pelo que se soube deles, as propostas daquele Conselho foram bem aceitas, e deverão ser inclusas pelo menos entre aquelas que deverão ser enviadas ao Plenário para discussão e votação.

                                               .oOo.

MENINO RENITENTE

+++ Se a AL-CE não endurecer, através do seu Regimento Interno ou, até através do Conselho de ética em relação ao jovem deputado André Fernandes (PSL) ele terminará transformando o Plenário daquela Casa numa loja de louça invadida por macaco. No seu pronunciamento nesta quinta-feira, o menino renitente já acionou a metralhadora giratória, atirando para todos os lados, inclusive insinuando negociatas por parlamentares. Mas quem primeiro partiu pra cima dele foi a deputada Dra. Silvana que, como ele, é também evangélica, que lhe cobrou mais respeito com os colegas, seguida de outros parlamentares, como Fernando Hugo (PP). Os demais deputados, mesmo destacando ter o deputado apenas um pouco mais de 20 anos, advertem: não é motivo para tanto “espalha brasa”.

                                               .oOo.

PAPEIS EQUIVOCADOS

+++ No seu primeiro pronunciamento na Assembléia Legislativa, o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, deputado Salmito Filho (PDT0 fez uma série de advertências que deveriam ser adot5adas por grande parte dos demais parlamentares estaduais. Para ele, independentemente de partido, coligação e tendência ideológica, nenhum representante do povo na AL-CE deve ser representante apenas de suas cidades de nascimento, ou região onde tenha sido eleito. Na sua maneira de ver essa condição de porta-vozes da sociedade, cada deputado deve assumir o compromisso de defender e de apoiar os projetos eu sejam para o bem de todo o Ceará.

                                               .oOo.

A AL-CE E A SEGURANÇA

+++ Na Assembléia Legislativa, o deputado Vitor Valim proferiu muitos elogios à atuação do titular da Secretaria de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque o qual a seu ver, terminou se destacando como principal responsável pela redução dos ataques dos bandidos em todo o estado, aliviando o clima de terrorismo em que o crime organizado mergulhou a população cearense. Por outro lado, Valim chama à atenção dos deputados no sentido de que o tema Segurança Pública não seja tratado apenas em momentos de crise e de ameaças, como o Ceará viveu. Uma das medidas a serem tomadas pela AL-Ce, a seu ver, deve ser uma nova CPI do Narcotráfico, que não para de atuar em todo o estado.

                                               .oOo.

OS CHINESES ESTÃO CHEGANDO

+++ Sem nenhuma preocupação por ser acusados de favorecer a espionagem do governo chinês, dirigentes e executivos da gigantesca empresa de tecnologia de fibra ótica Huawey da China anunciam a sua intenção de instalarem em Fortaleza uma importante Data Center. O objetivo, segundo eles apregoam é levar a tecnologia chinesa a todos os países da América Latina. Isso ocorrendo, Fortaleza poderá contar com mais uma grande empresa estrangeira geradora de renda e de empregos. Para se ter idéia da força da Huawey, esta atua na Europa com mais de 180 mil funcionários, e com poder de faturamento em torno de US4 92,5 bilhões.

FORTALEZA, SUCESSÃO 2020 JÁ CRIA DÚVIDAS

+++ Embora ainda estejamos a dois anos do pleito sucessório municipal de Fortaleza, já ferve, e muito, a onda de especulações e de indagações no que diz respeito de como a aliança entre o PDT do grupo dos Ferreira Gomes vai se comportar em relação ao PT do governador Camilo Santana. Isto, diante da febril atividade dos dirigentes e membros do PT de Fortaleza, que não abrem mão de ter candidato. A curiosidade é como fica o governador, diante das evidências de que a indicação do candidato à prefeito terá que inevitavelmente passar por Ciro, Cid e irmãos, e pelo prefeito Roberto Cláudio, que, ao que se sabe não admite ser sucedido por um petista. Tanto pedetistas, quanto petistas sabem que qualquer divisionismo entrega a Prefeitura ao deputado Capitão Wagner.

                                               .oOo.

TAREFA DE MAURINHO

+++ Está se tornando cada vez mais importante o papel do deputado Mauro Filho (PDT), por conta da sua condição de coordenador do Plano Econômico de Ciro Gomes, quando candidato a presidente. Agora, o seu papel cresce no que concerne á coordenação das propostas de Ciro para a reforma da Previdência, projeto crucial, não só para o governo do presidente Bolsonaro, como também para o equilíbrio financeiro do país. Maurinho, inclusive, já coordenou encontro com Secretários de Fazenda dos estados e Auditores Fiscais. Segundo comentam os jornalistas Ricardo Noblat, Globo; e Merval Pereira, Mauro Filho poderá também der atuação importante numa difícil, mas possível aproximação de Ciro Gomes em relação a Bolsonaro.

                                               .oOo.

SENADO – DESMONTE DO MDB

+++ Em política, nada é permanente, e tudo pode mudar da água para o vinho, ao sabor da dinâmica dessa atividade. Quem acompanhou as atividades do Senado nos tempos áureos do PMDB, hoje MDB, sabe que esse partido dominava quase todos os 3 mil cargos de confiança ali existentes. O principal “dono” desse acervo de bondades distribuídas entre protegidos era o senador Renan Calheiros. O novo presidente, Davi Alcalumbre, que terá para seu controle apenas 20 funcionários, e todos concursados, vai promover um desarrume no ninho de empregos à disposição do MDB. Além disso, o Plenário o do Senado deverá decidir sobre centenas de funcionários alvos de investigações da parte da Procuradoria Geral da República por ilicitudes.

.                                              .oOo.

TODOS EM CIMA DA CAGECE

+++ A CAGECE, em sua precipitada decisão de “presentear”, em pleno Ano Novo, os cearenses consumidores de água com um aumento de 15,86% as tarifas desse líquido, conseguiu a façanha de ter contra ela todos os segmentos da sociedade do estado. Depois da Câmara Municipal de Fortaleza, AL-CE, Ministério Público Estadual, chegou a vez de a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, entrar em cena. NO caso da AOB, a sua atuação não se limitará a entrar com uma ação Pública junto a Justiça para barrar essa pretensão daquela entidade. Para melhor fortalecer a luta contra a medida, haverá, no dia 12, na sede da Ordem uma audiência da qual deverão participar todas as entidades representativas do povo, que deverá atacar em bloco a ação da CAGECE.  

                                               .oOo.

CONFIANÇA E ADVERTÊNCIA

+++ Em sua primeira visita à Assembléia Legislativa, sua antiga Casa após ser eleito para a Câmara dos Deputados, o Capitão Wagner, conversando com a imprensa, expressou a sua confiança na aprovação da Reforma da Previdência, embora destacando a necessidade de se cobrar mais dos que ganham mais e menos dos que ganham menos. Ao mesmo tempo, ele falou do seu esforço no sentido de mudar o comportamento de muitos dos deputados federais, não só do Ceará como de todo o país. Para ele, trata-se de um erro grosseiro e prejudicial parlamentares federais deixarem a missão da dar assistência aos municípios, apenas para os deputados estaduais. Além do mais, ele defende que a bancada federal, em vez de se reunir apenas em Brasília, faça isso também na capital e interior do estado.

                                               .oOo.

TEMOR CHEGOU AQUI

+++ Naquela de “colocar tranca depois do ladrão roubar”, entidades como a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará - SEMACE, e Conselho Estadual do Meio Ambiente, resolveram promover uma importante reunião tendo como objetivo tomar conhecimento da situação de segurança das barragens públicas e privadas do estado. Conforme tem sido registrado pela imprensa, já se sabe que algumas delas apresentam problemas, como em Icó e Planalto Ibiapaba. O alvo da reunião é saber se esse setor está sendo realmente bem fiscalizado, para impedir o terror de outros Brumadinhos e Marianas.

                                               .oOo.

MISSÃO PARA CEARENSES

+++ EM Brasília, os deputados cearenses Mauro Filho (PDT) idealizador e coordenador do projeto econômico do ex-candidato Ciro Gomes, e Domingos Neto, coordenador da bancada federal do Ceará, estiveram reunidos com membros da Diretoria do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e Distrito Federal, de quem receberam importante tarefa, que é a de apresentar e defender propostas dessa instituição, a serem inclusas no projeto de Reforma da Previdência, a ser apresentado pelo presidente Bolsonaro. Pelo que se soube deles, as propostas daquele Conselho foram bem aceitas, e deverão ser inclusas pelo menos entre aquelas que deverão ser enviadas ao Plenário para discussão e votação.

                                               .oOo.

Compartilhar Conteúdo

444