Busque abaixo o que você precisa!

A SEMANA EM REVISTA – JOMAR CAMPOS PARA EDVAR XIMENES – RÁDIO PITAGUARY – DE 05 A 12 DE JENEIRO DE 2019.

Através dessa sequência de notícias, os ouvintes deste programa poderão ter um retrospecto de acontecimentos dos últimos sete dias, com uma sequência de fatos dia após dia.

 

ELOGIOS E CRÍTICA

+++ Os deputados estaduais em geral, elogiam a decisão do governador Camilo Santana, de confiar a um profissional de experiência e firmeza a Administração Penitenciária, e de solicitar ao Governo Federal a ajuda para o combate aos ataques por criminosos de dentro e de fora das prisões. Entre outros elogios, incluem-se observações em relação à maneira um tanto leniente como o Governo do Estado tratou as facções, que sempre permanecem em plena atividade, e prontos para atacar com violência, como atacaram.

 

PEDRA NO CAMINHO

+++ A sucessão na Câmara dos Deputados, que não era grande preocupação para o presidente Bolsonaro começa a tirar-lhe o sossego. Ela diz não pretender interferir na eleição da Mesa Diretora. A situação previa um pleito pacífico, com o PSL decidindo apoiar a reeleição do deputado Rodrigo Maia. Mas eis que aparece um deputado Capitão Augusto (PR-SP), que alegando ser amigo do presidente e exibindo foto com ele resolve disputar a presidência, e o que é pior, atacando ferozmente mais, que já tem ao seu lado o seu DEM, PSL, PRB, PSD, PPS e o PSDB.

UM NOVO PSDB?

+++ De volta à Câmara dos Deputados, e agora pelo PSDB, o deputado Roberto Pessoa passa a ser uma das promessas, ao lado do senador Tasso, para a reorganização do partido, que ameaça se sumir. É político respeitado e de projeção em todos os municípios. Ao mesmo tempo, ele volta a ser visto como capaz de trazer de volta a implantação dos Consórcios Municipais, projeto de sua autoria, mas que foi deixado de lado pelos próprios prefeitos cujos municípios seriam os grandes beneficiados. Também os cafeicultores esperam que ele traga de volta a luta por essa cultura.

 

PONTO DE LIGAÇÃO

+++ Não tendo sido reeleito o cearense Danilo Forte passa a ser uma das figuras mais importantes do Nordeste junto ao Planalto, como articulador político do governo para a região nordestina. Sua posição será fundamental por vários motivos, inclusive no que tange a uma ação mais unificada das bancadas federais dessa área do país. Ele terá a chance de levar em frente a defesa de um novo Pacto Federativo, e lamenta apenas a atitude “infantil” dos governadores desses estados boicotando a posse do presidente.

 

ELO MAIS FRACO

+++ O presidente Bolsonaro, que montou uma equipe de auxiliares competentes, capacitados, e que poderão ajudá-lo a construir um grande governo tem, nessa equipe uma ministra – a pastora Damares Alves, cuja atuação confusa e cheia de contradições e polêmicas a torna o elo mais fraco e substituível dessa corrente administrativa. Não é bom para um governo que tem pela frente os gigantescos problemas, ter em sua equipe uma pessoa que só polêmicas tem gerado perante a sociedade e a imprensa.

                                              

GOVERNADOR NÃO RECUA

+++ Gestor sereno e pacificador, o governador Camilo mostrou-se firme ao falar e a agir sobre a violência na capital e interior, que não pretende recuar desse combate. Aos bandidos, presos ou em liberdade, passou o recado de que o estado possui, para combatê-los 19 mil profissionais de todas as especialidades da segurança, e que dispõem de 2.100 viaturas, além do apoio do governo da Nação. Em momentos assim, disse ele, os cearenses devem estar unidos, acima de partidos e de ideologias, pela segurança de uma sociedade. 

SUCESSÃO É COM ELE

+++ Envolto na luta contra a onda de terrorismo, o governador Camilo não esqueceu o processo sucessório da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Por confiar no talento aglutinador do presidente José Albuquerque, confiou a este articular do nome do futuro presidente, que será do PDT. Camilo faz questão de não abrir mão é que a eleição dos novos futuros dirigentes do Poder Legislativo do estado seja consensual, com o que se impedirá mais uma disputa desgastante como a de 2016, entre Zezinho e Sérgio Aguiar.

 

NOVA PROPOSTA INFELIZ

+++ Alguns petistas, quando não sujam na entrada, sujam na saída. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), agitador dentro e fora da Câmara. Sua nova proposta infeliz é o Projeto Decreto 1055/18, que tramita na Câmara, para anular o Decreto do presidente Temer que cria a Força-Tarefa de Inteligência unificando as instituições de defesa da sociedade, incluindo as Forças Armadas. Para ele, essas Forças devem defender a Pátria, e só devem se envolver com inteligência em situações excepcionais. Para ele, o que ocorre no Ceará é normal.

 

PERDAS PARA FORTALEZA

+++ Fortaleza perdeu todo o esquema, estrutura e equipamentos da Base Aérea, que foi modelo para a formação de pilotos, com laboratórios e jatos e pilotos transferidos para Natal, no Rio Grande do Norte. A Base teve importância estratégica na II Guerra Mundial. Agora, foi tragada pela ampliação do Aeroporto Pinto Martins pela empresa Alemã Fraport. Não sobrou nem a área de desembarque para autoridades internacionais e ministros. A Força Nacional teve que descer no espaço utilizado pelo CIOPAER.

 

GIGANTE AMEAÇADO DE NANISMO

+++ O deputado estadual Walter Cavalcante um dos mais leais emedebistas, procurou em Brasília o senador Eunício Oliveira, presidente da sigla, ainda presidindo o Senado, sobre para salvar o que resta daquele que, há não muito tempo, era o partido da governabilidade. Devido aos pífios resultados obtidos no pleito passado no Ceará, Cavalcante tentava junto a Eunício saídas para reaglutinar e rearticular as lideranças que ainda permanecem no partido a caminho de virar nanico.

 

APOIO QUASE TOTAL

+++ Em meio à violência no Ceará, vale levar em consideração os planos das autoridades nacionais para a Segurança Pública. É o caso do duro pacote pelo ministro da Justiça e da Segurança, Sérgio Moro. Pesquisa da Revista Crusué revela: as medidas são aprovadas por 91,3%, contra apenas 6% contra. Estes talvez jamais tenham visto de perto as ações de terroristas. Tem mais: 79,5% concordam com a redução da idade penal para 16 anos, e 73,4% apoiam o fim dos descontos de penas para acusados de narcotráfico, terrorismo e assaltos com mortes.

 

UM SOLDADO EXEMPLAR

+++ Desde que assumiu o Comando da Polícia Militar do Estado do Ceará, o coronel Alexandre Ávila mostra de ser um soldado exemplar. Ele já foi comandante do Batalhão de Choque, e pertence à Força Nacional. Para acompanhar de cima as manobras contra os atos de violência dos criminosos, vem dormindo no Quartel da PM. Sensato, dono de visão geral dos fatos, ele convenceu o governador Camilo a convocar antecipadamente o novo grupo de soldados que seriam convocados para entrar em ação no mês de março.

 

ACREDITANDO E ESPERANDO

+++ Calmo e comedido, passada a batalha presidencial em que foi o terceiro colocado Ciro Gomes volta a ser um cidadão comum, sendo visto tranquilamente fazendo compras na cidade. No momento, ele prega que todos, assim como ele, acreditem que Bolsonaro poderá acertar. Para ele, o ideal é o de que todos aguardem os próximos 100 dias, que é a época de prova para quem começa a governar. No mais, o seu próximo projeto mesmo é o de voltar a peregrinar por todo o país fazendo o que mais sabe, ou seja, mostrar às plateias a realidade nacional, assim como pregar propostas para um novo Brasil.

                              

NA AL, A SUCESSÃO DE RC

+++ Do processo eleitoral para a eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deverá sair o nome do sucessor do prefeito Roberto Cláudio. É nesse ponto de vista em que está focada a maioria dos analistas da política. Para eles, o modelo a ser seguido é o de RC, que fez da presidência daquela Casa o trampolim para o Paço Municipal. Dificilmente esse nome deixará de ser do PDT dominado pelos irmãos Ferreira Gomes embora, segundo se sabe, o governador Camilo tenha suas preferências pelo correto e respeitado deputado Evandro Leitão, que foi seu líder na AL por quatro anos.

                                      

TRANSPARÊNCIA E ABERTURA

+++ Na posse dos novos presidentes do Banco do Brasil, Rubens Novais; Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e BNDES, Joaquim Levy. Trio bem afinado, expôs o que será cumprido a partir de agora: o fim dos empréstimos bilionários a “amigos do rei”, do Governo Federal. A partir deste momento, os três mais importantes bancos públicos passarão a priorizar empréstimos para investimentos por empresários que produzem o crescimento da economia nacional, e, principalmente, que empregam, sem o que nem se elimina o desemprego, nem se equilibram as contas do país.

                                      

OPOSITOR, MAS APOIANDO

+++ Diante dos problemas enfrentados pelo Governo do Estado e demais autoridades do Ceará com a violência, o deputado federal Eleito Capitão Wagner (Pros) colocou-se à disposição do gestor estadual, de quem foi adversário em outubro. Por conta disso viajou á Brasília, cumprindo tarefas para o combate ao crime: mais militares da Força Nacional, assim como conseguir, com a interferência do general Theóphilo, Secretário Nacional da Segurança Pública, a entrada vinda de membros das Forças Armadas, o que exigir protocolos indispensáveis.

 

 

REBATENDO DESAFOROS

+++ O ex-deputado e hoje vice-prefeito de Juazeiro do Norte, capitão Geovani Sampaio rebateu desaforos e atrevimentos do jovem deputado André Fernandes, do PSL, o qual, disparou críticas ao governador Camilo, culpando-o pela situação de insegurança em que se encontra o estado. Para Geovani, foram acusações “precipitadas e irresponsáveis, frutos da inexperiência”. Lembra que votou em Bolsonaro, sem ter nenhuma reclamação de Camilo, e que violência existe em todos os estados, não se podendo jamais atribuir a Camilo a responsabilidade pelo que ocorre no Ceará.

 

PRA LÁ, “EL NIÑO”!

+++ No próximo dia 18, o governador Camilo dará entrevista no Palácio da Abolição, ao lado do presidente da FUNCEME, sobre as perspectivas de inverno no Ceará este ano, medidas preventivas contra os resultados de maia um eventual período de escassez de chuvas. Um ponto positivo em relação ao período invernoso do Ceará-2019 é que, conforme estudo dos departamentos meteorológicos, o fenômeno “El Niño”, o temível vilão para as regiões como a do nosso Nordeste até agora dá sinais de presença moderada nos meses de fevereiro e março.

 

AMOR AOS PETs

+++ A direção do Shopping RioMar Papicu promove, nos dias 12 e 13 a II Feira PET, evento com o apoio de 18 empresas e instituições como Pet-Shopps e Clínicas Veterinárias, Grupos de Proteção aos Animais e outros. Da programação constam  desfiles de 15 grupos de raças de cães, palestras, arrecadação de rações, stands de marcas, entre outros. Um dos pontos importantes será o setor para adoções de animais, sabendo-se que muitos abrigos de cães abandonados de Fortaleza acham-se superlotados e carentes da ajuda de entidades públicas e privadas. Um grande ato de amor aos animais.

                                      

HUMANISMO

+++ Deverá ser aprovado na Assembleia Legislativa, na reabertura dos trabalhos Projeto de Lei do deputado Agenor Neto (MDB), que cria a Semana do Incentivo à Adoção Tardia. O PL poderá aliviar o doloroso problema, que é a não adoção de crianças acima de 03 (três) anos e até 12 anos, que enchem abrigos. Segundo o Cadastro Nacional de Adoções existem, no Ceará cerca de 670 casais candidatos a adoções, mas apenas 35 deles, admitem crianças que não sejam bebês. Há necessidade de ajuda pública ou privada aos abrigos que acolhem crianças e adolescentes acima da idade preferida por quem adota.

 

FALHA DE QUEM?

+++ No burburinho das notícias de terrorismo em Fortaleza e interior, uma daquelas que mais causam indignação é sobre a falta de segurança e de garantias de vida para enfermeiros e outros funcionários de Postos de Saúde, UPAs e outros estabelecimentos de defesa das vidas humanas. Há meses foi aprovada na AL-CE projeto de lei da deputada Mírian Sobreira (PDT), para que locais como os citados passem a contar com seguranças armados, nos expedientes, ou além deles. Estranho é a não implantação desse esquema. Há anos bandidos assaltam postos, seus médicos, enfermeiros e até pacientes.

                              

REUNIÃO COM DISCRIÇÃO

+++ Na manhã desta terça-feira, o presidente Bolsonaro teve a segunda e importante reunião, com a equipe, quando foram apesentados projetos mais urgentes a serem implantados. Para evitar os vazamentos e outros acidentes gerados pelos desencontros entre ministros, a imprensa não teve acesso. Apenas o general Heleno, chefe do Gabinete de segurança Institucional fez vagas referências, deixando claro que a prioridade maior deverá ser a reforma da Previdência, cujo formado definitivo ainda não está delineado.       

                                      

PORTA-VOZ DO PLANALTO

+++ Há preocupação no Planalto com o excesso de entrevistas do presidente Bolsonaro,  e que o têm levado a cometer equívocos e erros de cálculo. A Casa Civil deixa claro que o caminho será o uso porta-voz autorizado com informações objetivas. É missão que vai exigir, além de competência confiança total do presidente, a tendência é a de que essa função seja confiada a alguém da área militar, e que um bom comunicador. Com isso será o fim da exploração de declarações precipitadas sobre temas polêmicos.

                                      

DECISÃO IMPORTANTE

+++ Os senadores e demais lideranças políticas mais envolvidas na sucessão do senador Eunício na presidência da Câmara Alta de olhos voltados no ministro Dias Tóffoli, presidente do STF, que nesta semana deverá analisar pra valer, o pedido de senadores apoiadores de Renan Calheiro, no sentido do voto secreto para o referido pleito. A esperança dos que defendem o voto aberto, caminho para impedir tramoias é que, no final de dezembro o ministro Marco Aurélio havia decidido a favor desse sistema. O voto secreto para as Mesas Diretoras, tem sido fonte de trapalhadas em todos os níveis.

                                              

ESTATAIS DESCARTÁVEIS

+++ No Brasil, desde que governantes, em todos os níveis iniciaram a criação de empresas estatais e de economia mista, adversários da ideia denunciam a inutilidade da maioria delas, que não passam de cabides de empregos, incapazes de gerar lucro para a nação. O ministro da Infraestrutura, Tarciso Gomes de Freitas promete a privatização de cerca de 100 dessas estatais e, no ensejo, deverá extinguir muitas delas destituídas de objetivos. Para ele, aquelas empresas a serem privatizadas poderão injetar mais dinheiro no mercado nacional, sabendo-se que, bem administradas deverão ser lucrativas.

                                      

MUITOS BILHÕES

+++ Além dos números dos processos do “mensalão” e dos apurados pela Lava-Jato rolam muitos milhões de reais, o vespeiro agitado pelo ex-ministro Pallocci, revolvendo os casos dos Fundos de Pensões apresenta desvios de R$ 8 bilhões, apurados na Operação Greenfields. São negociatas em que se envolveram a Odebrecht e lideranças políticas, incluindo os ex-presidentes Dilma e Lula. Dá para imaginar o carnaval promovido pelos gestores das três maiores “galinhas dos ovos de ouro”, ou seja, os Fundos de Pensão da Caixa Econômica Federal, da Petrobras, Banco do Brasil e Postalis, dos Correios.

 

ESTREIA EM DAVOS

+++ O presidente Bolsonaro fará a sua estreia em grandes eventos internacionais, em Davos - Suíça, no Fórum Econômico Mundial, entre 22 e 25 onde, além dos países do G-20, das maiores economias do mundo, participarão representantes de 100 países e milhares de ONGs. O tema do encontro será “Globalização: moldando uma arquitetura global na era da Quarta Revolução Industrial”. Além de políticos e governantes, mais de 1.000 grandes empresários de todo o Mundo contribuir para uma agenda global para continentes, países, estados e municípios. O vice-presidente Mourão assumirá o poder.

 

OTIMISMO NA FIEC

+++ Conforme o Observatório da FIEC, através do Índice de Confiança do Empresariado da Indústria – ICEI, a entrada do ano, com o novo governo da República, registra o melhor nível de otimismo do setor para os próximos meses. O nível de confiança está acima da média histórica do Ceará, abaixo apenas da média nacional, que é de 64 pontos. Torna-se evidente que, apesar das dificuldades que existem para o presidente Bolsonaro e sua equipe, na área econômica, as primeiras medidas anunciadas, muitas das quais defendidas pela Confederação Nacional da Agricultura, os caminhos são mais claros.

                                      

MÉDICOS CUBANOS

+++ Já que muitos médicos cubanos ainda não retornaram após o governo dali romper com o programa “Mais Médicos”, o presidente Bolsonaro autorizou o ministro da Saúde, Mandetta a buscar esses profissionais, e lhes propor cadastro para novo Revalida, para que aqui permaneçam, se desejarem. Quando da deflagração do desenlace entre Brasil e Cuba devido à ordem da volta dos médicos, o então eleito presidente Bolsonaro havia assegurado àqueles que assim o quisessem não só o contrato integral, como a garantia de segurança para todos, onde quer que estejam trabalhando no “Mais Médicos”.

 

MEU PAIPAI!

+++ Em um Brasil repleto de profissionais competentes, ter um genitor vice-presidente da República representa respeitável vantagem. É o caso do administrador de empresas Antonio Rossel Mourão, funcionário do Banco do Brasil, agora nomeado Assessor Especial da presidência do BB, com ganhos triplicados. Milhares de outros poderiam sê-lo. Mas nenhum tem como pai o general Hamilton Mourão, vice-presidente do país. Ele pode ter a competência que seu “pai-pai” alega. Mesmo assim, não deixa de ser um critério bem estranho de se escolher o ocupante para o bem remunerado cargo.

                                      

POLÍTICA COM DECÊNCIA

+++ Em meio à onda de desafios de inimigos públicos às autoridades do Ceará e do país, registraram-se atitudes antiéticas, dos que criticam o deputado federal eleito Capitão Wagner (Pros) por apoiar o governador Camilo Santana, nesse momento difícil e dramático para todos os cearenses. Mentalidades assim só podem ter sido forjadas nos piores moldes da política praticada no Ceará nas primeiras décadas do século passado. Mas, para Wagner, dar o apoio a Camilo nessa hora é dever de todos os cearenses que adotam e praticam uma política exemplar e decente.

                                              

LUTANDO PELA REELEIÇÃO

+++ Consciente de que já conta com cerca de doze partidos, incluindo os maiores fora o PT, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM), está na dependência de poucos votos para ser reeleito logo no primeiro, cata voto a voto país a fora, como faz no Ceará, para onde retorna segunda-feira, 14, para reunião com todos os deputados federais veteranos e recém-eleitos no sentido de arrebanhar seus votos. Para coordenar a sua agenda em Fortaleza, a tarefa cabe ao deputado Domingos Neto, presidente regional do PSD, e um firme defensor de Maio, como do presidente Bolsonaro.

                                              

PREJUDICANDO EM TUDO  

+++ Prova de que os atos terroristas em Fortaleza e interior causam enormes perdas para todos, essas ações covardes, entre outros pontos, obrigou o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio a suspender, ou adiar, viagem para os Estados Unidos, onde, além de alguns dias de férias, tinha programado eventos importantes para a população de Fortaleza. Ele deveria receber um valioso prêmio de Mérito da Mobilidade Urbana, ao mesmo tempo em que deveria ter importantes entendimentos com o comando do BID, relacionado com a contratação de novos empréstimos para projetos urgentes em Fortaleza.

                                              

POLÊMICA DOS VOTOS PARA MESAS

+++ A polêmica do processo de votação eleição nas Mesas Diretoras do Poder Legislativo, já abordada em legislaturas passadas, volta à tona, e dessa vez colocando frente a frente, e em posições opostas os ministros Marco Aurélio Mello e Dias Tóffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal. Isso porque o primeiro, alegando as trapalhadas resultantes de votações secretas, determinou que estas sejam em aberto, o segundo, alegando que tal posição se constitui interferência de um poder constituído em outro.   Tóffoli que impediu voto aberto na Câmara tomou a mesma medida sobre o caso do Senado Federal.

                                      

FALSO TRABALHISMO

+++ O PD T, gerado em polêmica “racha” no PTB de Getúlio Vargas, João Goulart e Brizola, paladinos do trabalhismo, resolve, de repente, criar uma grande polêmica, mal começa o governo de um presidente que o derrotou. Trata-se da tentativa desse mesmo PDT, através do deputado cearense André Figueiredo, presidente regional ao lado do presidente nacional Carlos Lupi, contra a extinção do Ministério do Trabalho, medida que veio para acabar com uma pasta fonte de inúmeros casos de fraude e corrupção. Para isso, apelaram ao STF. O ministro Tóffoli rejeitou o recurso.

 

TOLERÂNCIA ZERO

+++ Quando autoridades e sociedade do estado preocupam-se com os atos criminosos vem-nos à lembrança os dias de terror que viveram grandes cidades dos Estados Unidos, a começar por Nova York, quase sufocada pela ação de traficantes, contrabandistas, assassinos e outros, mas que contou com a reação arrojada do prefeito Rudolf Giuliani, o qual, com a sua política da “tolerância zero”, superlotou penitenciárias, e praticamente limpou a cidade desses malfeitores. Assim, têm razão deputados como Fernando Hugo (PP), que defendem a implantação, no Ceará, de uma “tolerância zero”.

 

ATACANDO EM BLOCO

+++ O Nordeste, a única região onde o presidente Bolsonaro perdeu, é objetivo deste, para combater problemas e buscar soluções. O Polígono das Secas, há décadas é alvo de tentativas de melhoria das suas condições por vários governos, com ministérios como das Cidades, Integração Nacional, Agricultura e outros, mas em ações isoladas. O Planalto anuncia a formação de força-tarefa de oito Ministérios, que atuarão em bloco, em todas as frentes: combate às secas e ao desemprego, cre4scimento agrário, indústria, educação, saúde e turismo. Será o maior esforço concentrado pelo Nordeste na História do país.

 

SESC E CULTURA

+++ O Serviço Social do Comércio – SESC-CE, numa demonstração de que não se preocupa apenas com o desenvolvimento do comércio e a capacitação e apoio aos comerciários, abriu nesta quarta-feira as inscrições para os que quiserem concorrer ao “Prêmio SESC de Literatura”. É a 2ª edição do prêmio, como incentivo para a Cultura demonstrada pelos muitos jovens autores num estado de excelentes tradições culturais na história da literatura brasileira. O Prêmio se destina a novos escritores que produzirem romances ou contos inéditos, e que terão seus trabalhos publicados pela Editora Recorde.

 

ANTES TARDE...

+++ Depois de tantos erros estratégicos, pedagógicos e de gestão do ensino, o Senado Federal tem em mãos a chance para chegar do que é praticado em países que aperfeiçoem o setor, como Suécia, Dinamarca Noruega. Isso, tendo em vista a possibilidade de aprovação de projeto de Lei, do ex-senador Airton Sandoval, que torna a media de notas escolares do ensino fundamental e médio com o mesmo peso das médias do ENEM. O PL, além de outros benefícios funcionará como dínamo para que governos federal, estadual e municipal aperfeiçoem o ensino, hoje de péssima qualidade média.

 

DESPERTANDO PARA A REALIDADE

+++ O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio resolveu deixar o Gabinete só para reuniões inadiáveis, e passou a fazer, com membros da sua equipe visitas aos bairros mais pobres aumentando a sua visão sobre estas, chagando ao seu conhecimento ou da Câmara Municipal que necessitam da presença do gestor e dos que o cercam. Conforme tem alertado o vereador Renan Colares (PDT), as dificuldades e demandas do povo que chagam ao Legislativo Municipal são apenas pequenas amostras da realidade de uma cidade cuja população em sua maioria mora mal, vive mal sem segurança e sem saúde.

                                               .oOo.

JUVENTUDE E ÊXITO

+++ Na tarde de quinta-feira, em almoço da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, na Federação da Indústria do Estado do Ceará = FIEC, o empresário Edson Neto, dos mais jovens condutores empresariais, fez preleção aos jovens que hoje atuam nesse setor no nosso estado. Embora sendo um dos mais jovens desse nível, ele, hoje à frente de um dos mais poderosos grupos do NE e do país tem uma das carreiras mais exemplares, já que teve de começar naquela no Grupo Edson Queiroz na condição de estagiário. Um exemplo de que o sucesso empresarial independe de sorte ou de privilégios, mas de talento e de competência.

                                               .oOo.

PROPOSTAS DA POLÍCIA CIVIL

+++ Nesta quinta-feira, 10, lideranças da Polícia Civil do Estado do Ceará tiveram importante reunião com a participação, entre outros, do inspetor e vereador Julielme Sena, em que foram elaboradas propostas da categoria para aperfeiçoar as estratégias de combate ao crime e aos criminosos, em momentos de crise como agora. Entre as propostas destaca-se uma retaguarda jurídica, para facilitar a execução de ações da Polícia Civil. Aproveitando o momento outros pontos foram inclusos na relação de propostas, entre eles, melhorias no Serviço de Proteção aos Policiais e o acerto das remunerações de serviços extras. As propostas serão levadas ao governador Camilo.

                                               .oOo

DIREITOS HUMANOS ENTRAM EM CENA

+++ O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos demorou, mas entrou em cena. Enquanto o governador e toda a sua equipe, com a Força Nacional, Policia Militar, Policia Civil, Polícia Rodoviária Federal e outros se empenham para livrar a sociedade dos o CEDDH-CE aparece para acusar essas forças de violência na caça aos celerados. Chega a acusar policiais de prisões arbitrárias, fragrantes forjados, invasões de domicílios. O Conselho acha que nessa guerra existem regras, que jamais existem da parte dos assassinos, incendiários, vândalos e outros que traz pânico ao povo.

                                               .oOo.

GLEISI E MADURO

+++ A senadora Gleisi, desastrada presidente nacional do PT, deveria se mudar para a Venezuela, após representar o seu partido na posse de Nicolás Maduro, reeleito e recém-empossado. Para ela, pouco importa Maduro ter seu governo rejeitado pela Organização dos Estados Americanos, pós mergulhar Venezuela numa situação de fome de falta de remédios, e de ter mergulhado aquele país numa inflação de um milhão ao ano, o que expulsou dali mais de 3 milhões de habitantes, inclusive para o Brasil. Mas, para a Gleisi “Narizinho” Maduro, que criou uma Constituinte e uma Corte Suprema dele foi eleito e governa dentro de um perfeito estado de direito e merece ser respeitado. Então, por que ela não se muda pra lá de mala e cuia?

                                               .oOo.

QUE BELO “ELEITORADO”

+++ Uma interessante de um Observatório: segundo uma pesquisa feita por um Farol de Notícias, no pleito presidencial de outubro, quando 7.200 prisioneiros tiveram o direito de votar, nada menos de 83% deles votaram no petista Haddad e apenas 17 preferiram Jair Bolsonaro. Ou seja, se a maioria dos brasileiros fosse de petistas, comunistas e socialistas “engaiolados”, o paulista seria hoje o presidente. Segundo o Farol a esperança deles era de que, com Haddad na presidência, a vida da seria uma moleza total.

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA

+++ Na história política do estado do Ceará, o deputado estadual Sarto Nogueira (PDT) é exemplo de que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Na Câmara Municipal de Fortaleza, com paciência, ele chegou à presidência. Na Assembleia Legislativa, a sua perseverança não foi menor, e após tentativas frustradas irá presidir aquele Poder. Sem alarde, ele teve o nome apoiado pelos manos Ferreira Gomes, governador Camilo e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Ele foi favorecido com a conclusão de seria imprópria disputa no seio s da arrasadora maioria governista.

                                               .oOo.

O FAVORITO ERA TIN

+++ A surpreendente decisão das lideranças políticas maiores da tendência no poder estadual, ao escolher para a presidência do Poder Legislativo Estadual o deputado José Sarto Nogueira, embora apontando para o consenso necessário, causou grande decepção ao deputado Tin Gomes, primo de Ciro, Cid, Ivo, etc. Isso porque, até o momento em que essa decisão foi oficialmente confirmada, o que se sentia, no âmbito da AL-CE era que Tin era o favorito entre deputados e observadores. Uma vez conhecida a deliberação o experiente e habilidoso sobralense declarou a representantes da imprensa política: “Eu tinha a preferência dos parlamentares”.

                                               .oOo.

POBRES “INOCENTES”

+++ Com a capital e interior ameaçados pela bandidagem um aspecto que impressiona e preocupa é a presença de menores de 18 anos. A Força Tática da PM, ao frustrar tentativa de destruição de concessionária de veículos BMW, na Avenida Washington Soares, capturou seis bandidos. Apenas um deles tem 20 anos; os demais estão entre 15 e 17 anos de idade, e foram levados à Delegacia da Criança e do Adolescente – DCR, onde, naturalmente, passarão a ter o seu tratamento pelas autoridades monitorado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, coisa que só ocorre no nosso país.

                                               .oOo.

“DESEMPODERADOS” E INDEFESOS

+++ “Desempoderada”, a trinca formada pelo ex-presidente Michel Temer e os ex=ministros Moreira Franco e Elizeu Resende encontra-se nas mãos da rigorosa procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que já mostrou não brincar em serviço contra a corrupção. Como primeira medida, ela quer que o trio investigado num mesmo bloco, por se tratar de casos corrupção com recebimento de propinas da Odebrecht, e que são conexos entre si. A partir de agora caberá ao ministro Tóffoli, presidente do STF determinar qual será o TRF que julgará esses processos. A situação deles é das piores.

                                               .oOo.

PLANEJANDO O FUTURO

+++ A coordenação d Plataforma CE-2050, que é um planejamento estratégico para este estado nos próximos 50 anos dá sequência a debates com especialistas nas mais variadas atividades direcionadas à melhora de vida da população, com destaques para economia, políticas sociais, territoriais, institucionais e ambientais. Nesta sexta-feira, o convidado foi o médico Carlos Alberto Martins Rodrigues – Dr. Cabeto, novo titular da Secretaria da Saúde do Ceará, o qual direcionou as suas propostas e observações para atitudes capazes de melhorar esse crucial e difícil setor.

                                               .oOo.

TRADIÇÃOE COMPETÊNCIA

+++ Mais uma família ilustre da heráldica cidade de Sobral ocupará cargo importante na República brasileira, com a nomeação do economista de rico currículo Ângelo Mont’alverne Duarte, para a presidência do BNB. Ele, que foi o 1º colocado do no Instituto Técnico da Aeronáutica – ITA, foi do Bank International Settlments e mestre de Economia da Fundação Getúlio Vargas e trabalhou no Banco Central, passa a ser um dos homens estratégicos do ministro da Economia, Paulo Guedes. Com isso, o Ceará continua bem no atual governo da União.

                                               .oOo.

PACOTE ENQUADRAFACÇÕES

NA LEI ANTITERRORISMO

+++ Ontem, o governador Camilo, através das redes sociais, anunciou o envio, para a Assembleia Legislativa, de rigoroso pacote de medidas contra os atos dos bandidos no estado. Ao mesmo tempo, ele convocou o legislativo para uma sessão extra neste sábado, 12, interrompendo o recesso parlamentar por motivo mais que justo. Entre as muitas novidades da mensagem governamental, o próprio governador destaca a importância de uma delas, que determina a utilização imediata de medidas que permitam às autoridades e aos policiais enquadrar, sem empecilhos as facções na Lei Antiterror.

                                               .oOo.

FALANDO DURO

+++ Em nova entrevista a jornal do Sul-Sudeste, o governador Camilo voltou a mandar aos bandidos das facções mais um duro recado, no sentido de que o Governo está aparelhado com armas e efetivos, para deter a onda de ataques e devolver à sociedade a tranquilidade que esta merece. Para ele é inadmissível, num estado de pessoas ordeiras e trabalhadoras, marginais inimigos do povo dando as ordens e ditando as regras. Segundo ele, faltam algumas medidas, a serem aprovadas pelo Legislativo, para dar mais liberdade de ação para as ações policiais.

Compartilhar Conteúdo

444