Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar defende o consenso na Assembleia

COLUNA DO ANTONIO VIANA NO JORNAL O ESTADO DO CE

 

A reportagem conversou demoradamente para divulgação em nossos espaços jornalísticos (Rede Facebook, Jornal O Estado, Sistema Antonio Viana Online-www.avol.com.br e AM Cidade AM 860-Politica Especial) com o jovem advogado e administrador público Sérgio Aguiar, que foi reeleito recentemente para mais um mandato na Assembleia Legislativa, configurando o sétimo em sua carreira, uma vez que foi vereador e prefeito de Camocim antes de chegar ao Parlamento Cearense.

A sucessão não foi apenas ao seu querido pai Chico Aguiar (com quem aparece na foto), que foi Deputado Estadual, Presidente da Assembleia, Governador do Estado e Conselheiro do TCM, mas à história da família de 1947 para cá sempre com representantes na política e com mandatos, tendo sido destaque o avô, Murilo Rocha Aguiar, que foi Prefeito de Camocim e Deputado Estadual. O jovem deputado Sérgio Aguiar exerceu no início desta 29ª Legislatura a condição de Primeiro Secretário da Casa, fato que o projetou muito na política citadina ao ponto de vir a disputar a Presidência do Poder, tendo perdido no voto em plenário para o atual Presidente José Albuquerque, seu colega de partido, o PDT. A disputa deixou algumas marcas e fissuras, “não posso negar, mas, que tudo foi resolvido com o tempo”.

“De primeira mão para você vovô Viana (E riu…), meu nome tem aparecido novamente no noticiário político como candidato a Presidente da Assembleia. Posso lhe dizer que todos os 46 deputados a serem diplomados nesta quarta-feira,19 podem ser. Entretanto, defendo que a próxima Mesa Diretora da Assembleia seja eleita de forma consensual, sem disputa. Eu não vou disputar, quero o consenso em torno de um colega”.

Bancada majoritária – Aberto e com simpatia que são gestos do seu caráter, o deputado Sérgio Aguiar revelou que o PDT elegeu uma bancada de 14 dos 46 deputados e, portanto, deverá eleger o futuro Presidente. Reconheceu que todos os colegas da bancada têm direito, entretanto, o consenso deverá prevalecer em favor de um nome, voltou à insistir sobre a eleição consensual, Aguiar.

Nomes – A crônica política tem divulgado que são cogitados para a Presidência da Assembleia os deputados José Albuquerque, atual Presidente, Tin Gomes, atual Primeiro vice-presidente, Evandro Leitão, Líder do Governo, Sérgio Aguiar, Dr. Sarto e Salmito Filho, estadual recém-eleito, todos do PDT. Eu arriscaria a dizer: será um deles. Anotem para conferir. Aliás, venho divulgando essa minha impressão desde a segunda semana de outubro. Vamos conferir.

Especulações – E o TRE, Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará, conforme já foi amplamente noticiado não modificou nada com vistas ao número de eleitos no último pleito, mesmo depois de uma decisão recente do TSE que reconheceu direitos de alguns candidatos. Ou seja, nesta quarta-feira, 19, vão ser diplomados o Governador e sua Vice, os dois Senadores e seus suplentes, os 22 deputados federais e os 46 estaduais.

Clima de despedida – Embora os atuais deputados federais, senadores e deputados estaduais, tenham mandato até 31 de janeiro de 2019, desde a semana passada, em Brasília e em nosso estado, o clima é de despedida para os parlamentares que não se reelegeram. Muitos vão fazer falta, pois, desempenham bem os seus mandatos.

EEEP de Icapuí – O governador Camilo Santana inspecionou no último sábado (15/12) as obras da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do município de Icapuí, no litoral leste do Estado. A construção será finalizada no primeiro semestre de 2019 (garante o Governador). A nova unidade escolar vai receber 540 alunos, daquele e de municípios vizinhos. Camilo, conforme registrou em seu status no Facebook, também visitou as obras do Ginásio Multiuso de Icapuí, que após a sua conclusão, também no próximo ano, “poderá receber jogos de vôlei, futsal, basquete e handebol, além de eventos musicais. No espaço haverá ainda restaurante, lanchonete e café para atender a população”, enfatizou Camilo Santana.

1- O encontrei circulando e fazendo compras no Iguatemi, o coronel Duarte Frota, ex-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, a quem o Ceará muito deve. Obrigado por ser nosso seguidor nas redes sociais e acompanhar nosso trabalho em O Estado e na AM Cidade 860 (Política Especial). 2- Prefeitos que estão com as obrigações com os servidores, rigorosamente em dia, dentre outros, os dos municípios de Acopiara, Caucaia, Canindé, Cariré, Granja, Mombaça e Pedra Branca. Parabéns. 3- Grandes destaques do Parlamento Estadual na presente legislatura, a nosso juízo: José Albuquerque, Audic Mota, Leonardo Araújo, Dra. Silvana, Tin Gomes, Sérgio Aguiar, Evandro Leitão, Fernanda Pessoa e Carlos Matos. Parabéns.

Compartilhar Conteúdo

444