Busque abaixo o que você precisa!

Sonda da Nasa faz pouso em Marte

O Estado de S.Paulo

26 Novembro 2018 | 16h46

 
Nasa transmite ao vivo pouso de sonda que vai explorar Marte; assista
Representação artística da sonda Insight pousando em Marte  Foto: HO / NASA/JPL-CALTECH / AFP
 

A sonda Insight, da agência espacial americana Nasa, pousou na superfície de Martenesta segunda-feira, 26, após uma perigosa descida que durou seis minutos. A aproximação da nave e o pouso foram transmitidos ao vivo pela agência espacial. 

A confirmação do pouso ocorreu às 17h53 (horário de Brasília) e foi comemorada por controladores de voo que acompanhavam o procedimento no centro de controle da missão, em Pasadena, na Califórnia. "Aterrissagem confirmada", anunciou um controlador de voo, em meio a aplausos e gritos. 

A sonda, que leva instrumentos para detectar calor e vibrações sísmicas nunca medidas fora da Terra, foi construída para explorar as profundezas do planeta vermelho. O pouso ocorreu depois de a nave percorrer 548 milhões de quilômetros durante uma jornada de seis meses no espaço profundo. 

A apreensão para o pouso era grande. "Com Marte nada está nunca garantido. Marte é difícil", resumiu no domingo Thomas Zurbuchen, chefe da seção científica da Nasa, que aprovou essa missão de quase 1 bilhão de dólares.

Às 17h58 (horário de Brasília), a Nasa recebeu a primeira fotografia de Marte enviada pela sonda Insight. 

Sonda da Nasa faz pouso em Marte
Imagem de Marte transmitida pela sonda Insight Foto: NASA via AP

Outros lançamentos

Esta é primeira vez desde 2012 que um artefato tenta pousar sobre Marte, depois do veículo Curiosity da Nasa, o único atualmente ativo na superfície do planeta vermelho. Só os Estados Unidos conseguiram colocar artefatos no planeta. Mais da metade das 43 tentativas de levar a Marte robôs, satélites ou otros - executadas por agências espaciais de todo o mundo - falharam.

Compartilhar Conteúdo

444