Busque abaixo o que você precisa!

Técnica revolucionária faz sucesso na recuperação de áreas degradadas

Uma técnica considerada revolucionária tem sido cada vez mais usada na recuperação de pastos e áreas degradadas: o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

Uma fazenda em Ipameri, no sudeste de Goiás, é referência da Embrapa no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Trabalhando num esquema que favorece o meio-ambiente, a propriedade produz soja, milho, boi e eucalipto com uma situação de custos bastante favorável. Há nove atrás, porém, o local só tinha áreas degradadas e trabalhava no vermelho. Hoje, a área é o cenário ideal para buscar a palavra de ordem do agrônomo João K, que quer as fazendas brasileiras fazendo quatro safras por ano.

 
+ DE GLOBO RURAL
 

“Nós fazemos a safra de verão, que é com soja. Colhemos a soja e fazemos uma safrinha de milho consorciada com capim. Colhemos o milho e colocamos uma safrinha de boi. Tiramos o boi e fazemos uma safra de palhada para o plantio direto e gerar matéria orgânica no solo. Então, são quatro safras dependentes apenas de chuva, sem irrigação”, diz o agrônomo.

O eucalipto também começou a entrar no sistema nos últimos anos e pode render outras safras de madeira.

O agrônomo paranaense, de origem ucraniana, é conhecido pela expressão João K, por causa do sobrenome difícil 'Kluthcouski'. Assim ele é conhecido tanto na Embrapa Arroz e Feijão, onde trabalha, quanto nas fazendas que visita.

O Globo Rural acompanha o trabalho de João K e sua equipe há mais de 30 anos. Em sucessivas reportagens, o programa mostrou os trabalhos do agrônomo. Começou no consórcio de arroz com capim. Seguiu para o milho, sorgo, guandu, girassol, soja e outras plantas. A base é sempre semear junto a lavoura e o capim, fazendo rotação de culturas e plantio direto, mexendo na terra o mínimo possível. A tecnologia está se mostrando revolucionária para climas tropicais.

Esta reportagem faz parte da série dos melhores momentos do Globo Rural. Veja as matérias completas que foram exibidas em 2015:

Sistema de integração faz aumentar a produtividade de fazendas do cerrado

Produtores enfrentam o desafio de dobrar a produção sem desmatar

portal G1

Compartilhar Conteúdo

444