Busque abaixo o que você precisa!

Fernando Hugo lamenta corte de beneficiados do Bolsa Família

Deputado Fernando HugoDeputado Fernando HugoFoto: Máximo Moura

 
O deputado Fernando Hugo (PP) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (17/08), o corte de 41.691 benefícios do programa Bolsa Família. O parlamentar fez a defesa do programa enquanto medida emergencial, porém criticou o caminho que a medida tomou desde a implantação. “O programa precisa ser retificado, e não extinto. Ele é importantíssimo, porém, se tornou matéria eleitoral”, avaliou.
 
Fernando Hugo recordou que o “bolsismo”, ou programas de distribuição de renda, se iniciaram no Brasil por meio do governo de Fernando Henrique Cardoso. Depois, Fernando Hugo ressaltou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando da implantação do Bolsa Família, considerou que este seria uma adaptação dos programas de distribuição de renda dos governos anteriores.   O deputado salientou que, desde sua implantação, em 2003, o Bolsa Família “se alastrou pelo Brasil, levando a cadastramentos feitos irresponsavelmente e ilicitamente”. Ele lembrou casos de políticos e secretários municipais recebendo o benefício por meio de familiares cadastrados. Fernando Hugo ressaltou a importância do programa na garantia da dignidade dos que vivem em situação de miséria, mas cobrou uma fiscalização de forma que as famílias cadastradas busquem crescer e se inserir no mercado de trabalho e não depender somente do benefício. 
 
Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) criticou o uso do benefício por pessoas que não precisam e considerou que esse tipo de situação gera mais desgaste no meio político. Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) ponderou que quatro mil brasileiros voltaram à situação de vulnerabilidade de 2015 para cá devido à crise política e financeira. “Isso gera sim uma falta de oportunidade para as famílias, mas concordo que deve haver uma contraprestação para que elas possam ingressar no mercado de trabalho e se tornar parte da classe produtiva do País”, defendeu. PE/GS

Informações adicionais

  •  Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa / ILO SANTIAGO JR.

Compartilhar Conteúdo

444