Busque abaixo o que você precisa!

Ratos são os maiores inimigos dos humanos, diz pesquisa sobre doenças causadas por animais

Praga urbana - as espécies de roedores são as que mais transmitem doenças para humanos (Foto: Free Images)

A maior parte das doenças infecciosas que afligem os humanos surgiu primeiro em animais. Entre os bichos, nossas fontes de preocupação mais frequentes são os mamíferos: deles  partiram doenças como a aids, a raiva, o ebola e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio – um mal identificado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012, provocado por um vírus que migrou dos camelos para as pessoas. A ciência chama essas doenças de zoonoses, e infectologistas do mundo inteiro tentam descobrir formas de prever os próximos surtos dessas patologias.



>>Que vírus vai começar a próxima epidemia?

É essa a ambição da zoóloga Bárbara Han, do Instituto Cary para Estudos de Ecossistemas, nos Estados Unidos. Em parceria com pesquisadores da Universidade da Georgia, Bárbara mapeou as principais zoonoses conhecidas transmitidas por mamíferos. A intenção era descobrir quais regiões do planeta concentram o maior número de animais transmissores de doenças, e em que pontos do globo essas doenças ocorrem mais frequentemente. O trabalho foi publicado na terça-feira (14) no periódico científico Cell Press.

>>“A luta contra o ebola dá lições a usar contra o zika”, diz cientista Ira Longini

Os dados de Bárbara trouxeram algumas surpresas. As regiões de florestas tropicais, na América do Sul e na África, são aquelas que reúnem maior biodiversidade. Por causa disso, são zonas que concentram o maior número de animais transmissores de doenças. Esse era um dado esperado. Bárbara se surpreendeu ao constatar quea variedade dessas patologias crescia conforme ela subia no mapa– são a Europa, o Sudeste Asiático, a África Oriental e algumas áreas da América do Norte as regiões que concentram maior número de diferentes doenças.

A pesquisa também mostrou a quais espécies devemos estar atentos. As espécies de roedores são aquelas que carregam maior número de doenças perigosas para os humanos: 85. Elas tendem a se concentrar em regiões densamente povoadas e urbanizadas, que reúnem bom número desses animais. Os morcegos estão entre os bichos menos perigosos – carregam patógenos responsáveis por 25 diferentes doenças. Os primatas carregam 61; animais carnívoros, 83; e os ungulados, como cavalos e camelos, 59 doenças.

>>O que o boato sobre o larvicida que “causa” microcefalia diz sobre nosso medo de epidemias

Segundo Bárbara, os dados que ela reuniu são apenas um primeiro passo. De posse de informações como essas, os pesquisadores podemprocurar por padrões – identificar locais no mundo em que há risco comprovado de zoonoses e buscar por outras regiões com características parecidas para tentar prevenir futuros surtos. ÉPOCA

Compartilhar Conteúdo

444